Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75891
Type: Monografia (especialização)
Title: O ensino da argumentação no desenvolvimento de estratégias argumentativas: elaboração de sequência didática com uso do artigo de opinião para o ensino médio
Authors: Alex Lopes Figueira
First Advisor: Allana Mátar de Figueiredo
First Referee: Leiva de Figueiredo Viana Leal
Second Referee: Jairo Venício Carvalhais Oliveira
Abstract: Diversos objetivos atrelados pela BNCC de 2017 ao Ensino Médio mencionam a importância do uso pedagógico dos gêneros textuais para desenvolver habilidades necessárias na formação básica dos sujeitos, preparando-os para a vida social e política. O uso do artigo de opinião é indicado como uma possibilidade pedagógica altamente frutífera para a formação na educação básica, uma vez que este tipo de gênero textual é capaz de estimular condutas necessárias para a atual vida cívica. O objetivo geral desta pesquisa foi mostrar que o artigo de opinião pode contribuir para a formulação de estratégias argumentativas e desenvolvimento de habilidades de escrita e fala permeadas pelo senso crítico fundamentado. Utilizou-se da metodologia de revisão bibliográfica para fundamentar a pesquisa com resultados extraídos de outros estudos científicos, livros, legislações e normas vigentes. Os estudos científicos foram buscados nas bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Scientific Electronic Library Online (SciELO), com ano de publicação entre 2008 e 2024, no idioma Português e em formato de artigo científico, dissertação ou tese. Esta foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivo descritivo e procedimento bibliográfico. Teve-se por base teórica principal desta pesquisa as epistemes trabalhadas por Luciano Vidon, Luiz Marcuschi e Mikhail Bakhtin. Os resultados encontrados a partir da análise do aporte teórico demonstraram que o artigo de opinião é um tipo de gênero textual de alta relevância para uso pedagógico na formação básica, nos níveis Ensino Fundamental e Médio, uma vez que estimula o desenvolvimento de inúmeros habilidades exigidas pela BNCC, a exemplo do pensamento crítico, da análise de conteúdo etc. Por produto final, esta pesquisa construiu e dispôs de uma sequência didática que se utilizou do artigo de opinião como base pedagógica, tendo por temática a cultura do estupro, destinada ao Ensino Médio. Concluiu-se criticamente esta pesquisa em que se destaca a emergencialidade de se trabalhar esse e demais gêneros textuais na educação básica, formando assim cidadãos mais aptos a lidarem de forma ativa em suas vivências sociais e políticas, sendo capazes de confrontar informações falsas e se posicionarem de forma adequada diante de questões sociais relevantes e emergentes.
Abstract: Several objectives linked by the BNCC of 2017 to High School mention the importance of the pedagogical use of textual genres to develop skills necessary in the basic formation of subjects, preparing them for social and political life. The use of the opinion article is indicated as a highly fruitful pedagogical possibility for training in basic education, since this type of textual genre is capable of stimulating behaviors necessary for current civic life. The general objective of this research was to show that the opinion article can contribute to the formulation of argumentative strategies and the development of writing and speaking skills permeated by a grounded critical sense. The methodology of literature review was used to support the research with results extracted from other scientific studies, books, legislation, and current standards. The scientific studies were searched in the databases of the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) and the Scientific Electronic Library Online (SciELO), with a year of publication between 2008 and 2024, in the Portuguese language and in the format of a scientific article, dissertation or thesis. This was qualitative research, of a basic nature, with a descriptive objective and bibliographic procedure. The main theoretical basis of this research was the epistemes worked by Luciano Vidon, Luiz Marcuschi and Mikhail Bakhtin. The results found from the analysis of the theoretical contribution demonstrated that the opinion article is a type of textual genre of high relevance for pedagogical use in basic education, at the levels of Fundamental and Secondary Education, since it stimulates the development of numerous skills required by the BNCC, such as critical thinking, content analysis, etc. As a final product, this research built and had a didactic sequence that used the opinion article as a pedagogical basis, having as its theme the culture of rape, intended for High School. The aim of this research is to highlight the urgency of working with this and other textual genres in basic education, thus forming citizens who are better able to deal actively in their social and political experiences, being able to confront false information and position themselves appropriately in the face of relevant and emerging social issues.
Subject: Língua portuguesa - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/75891
Issue Date: 29-Jul-2024
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Alex versão final..pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons