Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/75898
Tipo: Dissertação
Título: Multimodalidade e representações de cidades brasileiras em livros didáticos de português língua adicional
Autor(es): Vinícius Amado de Oliveira Ribeiro
Primeiro Orientador: Elzimar Goettenauer de Marins Costa
Primeiro membro da banca : Leandro Rodrigues Alves Diniz
Segundo membro da banca: Patricia Maria Campos de Almeida
Resumo: O livro didático ocupa um local de importância no ensino de línguas. Frequentemente, é ele que dita o que é ensinado em sala de aula e seu conteúdo pode variar de acordo com a concepção de língua e a abordagem da cultura. Contudo, determinados tópicos são constantemente encontrados em materiais com grandes diferenças entre si. Por exemplo, livros para o Ensino Médio são diferentes de livros para cursos livres. Assim também são diferentes livros para o Ensino Fundamental I e livros para o meio empresarial. Em todos eles, o ensino de pontos da gramática, por exemplo, é uma constante. Também é frequente que esses livros sejam repletos de fotos e que algumas delas sejam de cidades onde a língua ensinada é falada. Junto a essas imagens, podem constar textos dos mais variados gêneros que falem sobre elas. Logo, os livros didáticos não apenas fazem com que os estudantes saibam da existência das cidades, mas ensinam sobre elas. Tudo que é dito e mostrado sobre as cidades contribui para a construção de representações delas. Dessa maneira, a pesquisa tem o objetivo de verificar a presença de cidades nos livros didáticos de Português Língua Adicional, seja no modo verbal ou no modo visual. Objetiva-se saber quais são mais e menos frequentes e o que é ensinado sobre elas. Saber isso pode elucidar o que vem sendo ensinado sobre o Brasil, que regiões são as mais e menos presentes e consequentemente o que é apresentado do país aos estudantes. É uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e quantitativo e que foi norteada pela Teorias das Representações Sociais e pela Gramática do Design Visual. O corpus foi constituído por dois livros publicados nas duas últimas décadas. Os resultados mostraram que São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) são as duas mais citadas nos dois e que Belo Horizonte (MG) foi também muito frequente na coleção mais recente. Em ambos os livros percebi que, diferente do que pressupunha, poucos aspectos das cidades são tematizados. Logo, em nenhum dos livros encontrei textos que falassem exaustivamente sobre, por exemplo, a história, aspectos climáticos, composição da população ou outros dados. Ambos os livros mostraram um predomínio de menções a lugares da região Sudeste. Contudo, o livro de publicação mais recente mostrou uma quantidade maior de lugares de outras regiões. Além disso, foi verificada uma preocupação, no livro mais antigo, de despertar uma conscientização crítica sobre a realidade da sociedade brasileira.
Abstract: The textbook occupies an important place in language teaching. He is often the one who dictates what is taught in the classroom and its content can vary according to the conception of language and approach to culture. However, certain topics are constantly found in materials with great differences between them. For example, books for high school are different from books for free courses. So are the different books for Elementary School I and books for the business environment. In all of them, the teaching of grammar points, for example, is a constant. It is also common for these books to be full of photos and some of them are of cities where the language taught is spoken. Alongside these images, there may be texts of the most varied genres that talk about them. Therefore, textbooks not only make students aware of the existence of cities, but teach them about them. Everything that is said and shown about cities contributes to the construction of representations of them. In this way, the research aims to verify the presence of cities in Portuguese Additional Language textbooks, whether in verbal or visual mode. The aim is to know which are more and less frequent and what is taught about them. Knowing this can clarify what is being taught about Brazil, which regions are the most and least present and consequently what is presented about the country to students. It is a bibliographical research, of a qualitative and quantitative nature and which was guided by the Theories of Social Representations and the Grammar of Visual Design. The corpus consisted of two books published in the last two decades. The results showed that São Paulo (SP) and Rio de Janeiro (RJ) are the two most cited in both and that Belo Horizonte (MG) was also very frequent in the most recent collection. In both books I realized that, contrary to what I assumed, few aspects of cities are thematized. Therefore, in none of the books did I find texts that spoke exhaustively about, for example, history, climatic aspects, population composition or other data. Both books showed a predominance of mentions of places in the Southeast region. However, the most recent publication book showed a greater number of places from other regions. Furthermore, there was a concern, in the oldest book, to raise critical awareness about the reality of Brazilian society .
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino – Falantes Estrangeiros
Livros didáticos – Avaliação
Linguagem e línguas – Estudo e ensino
Imagens, ilustrações, etc
Modalidade (Linguística)
Cidades e vilas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/75898
Data do documento: 22-Mar-2024
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-mestrado-Vinícius.docx.pdf35.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.