Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75927
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bárbara Bruna Moreira Ramalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042447612552297pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigo Ednilson de Jesuspt_BR
dc.contributor.referee2Dyane Brito Reis Santospt_BR
dc.creatorTaís Lima Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6000858186556666pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-04T11:46:09Z-
dc.date.available2024-09-04T11:46:09Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75927-
dc.description.resumoNo Brasil, nos últimos anos há a ocorrência do aumento considerável do número de estudantes negros e negras que ingressam em universidades públicas. Essa realidade impõe às Instituições de Ensino Superior novas e potentes questões. Dialogando com esse cenário, a presente pesquisa teve como objetivo compreender e analisar as trajetórias acadêmicas de mulheres negras integrantes de movimentos sociais egressas de cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Como as relações sociais são perpassadas pelas categorias de raça, gênero e classe, a base teórica para a construção deste trabalho foi a perspectiva da interseccionalidade, da decolonialidade, do pensamento afrodiaspórico e do feminismo negro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual utilizou-se como método de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O estudo contou com a participação de seis mulheres negras egressas dos seguintes cursos de graduação da UFRB: Bacharelado em Serviço Social, Licenciatura em História, Bacharelado em Ciências Sociais e Bacharelado em Museologia. Ao analisar as trajetórias das mulheres negras que integravam as ações coletivas na referida universidade, foi possível notar elementos de luta e esperança. Assim, concluiu-se que se, por um lado, as pessoas negras e, em especial, para os fins deste trabalho, as mulheres negras, são vistas no contexto acadêmico como “fora do lugar”, necessitando, por isso, estar em constante reafirmação, por outro, a presença destes corpos no espaço universitário tem o potencial de gerar deslocamentos nas estruturas das universidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrajetórias acadêmicas de mulheres negraspt_BR
dc.subjectMilitância de mulheres negraspt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Relações raciaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Relações étnicaspt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Relações de gêneropt_BR
dc.subject.otherEstudantes negrospt_BR
dc.subject.otherNegras - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherParticipação políticapt_BR
dc.subject.otherMovimentos sociaispt_BR
dc.titleEm movimento: trajetórias acadêmicas e de militâncias de mulheres negras egressas de cursos de graduação da UFRBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Taís Lima.pdf12.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.