Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75948
Type: Dissertação
Title: A resposta imune contra a dengue como fenômeno de ancoragem para abordar concepções alternativas de Imunologia no Ensino Médio
Authors: Ana Lúcia Nascimento Hermógenes
First Advisor: Camila Dias Lopes
First Referee: Paola Rocha Gomes
Second Referee: Mônica Bucciarelli Rodrigues
Abstract: O processo de ensino e de aprendizagem deve levar em consideração a importância e a necessidade de se promover habilidades para além da compreensão do conteúdo, possibilitando que os estudantes se tornem cidadãos críticos, capazes de realizar debates sobre temas científicos e questões ligadas à tecnologia, além da compreensão das interações complexas envolvendo ciência e sociedade. O presente trabalho propôs a construção, desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática com viés investigativo, usando como fenômeno de ancoragem a resposta imune contra a dengue de forma que ela confrontasse concepções equivocadas em Imunologia do ensino médio. O formato dessa seguiu os três momentos pedagógicos: problematização inicial (formulação de hipóteses sobre reinfecção da dengue), análise de dados e coleta de evidência (quebra-cabeça colaborativo com roteiro estruturado para que os alunos pudessem simular respostas imunes com diferentes sorotipos da dengue e o processo de seleção clonal) e aplicação do conhecimento (elaboração de um e-mail). A coleta de dados para avaliar a sequência foi realizada por meio da aplicação em uma escola pública para vinte estudantes e de coleta de registro dos estudantes em folha separada, gravação de áudio, registro no roteiro da aplicação do quebra-cabeça colaborativo e diário de bordo da professora-pesquisadora. Os resultados mostraram que algumas concepções equivocadas, como a ideia de que as células de memória retêm informação sobre o vírus após a infecção, ainda estão presentes nas respostas dos estudantes. Entretanto, 16 estudantes abordaram a especificidade como uma propriedade do sistema imune (80%) e 11 estudantes relataram sobre a produção de anticorpos e geração de memória (55%) em suas respostas. O desenvolvimento da sequência alcançou vários de seus objetivos propostos, tais como: oportunizar a discussão entre pares; estimular a participação ativa dos estudantes em discussões sobre o tema abordado, além de possibilitar a análise crítica de situações-problema e coleta de evidências no processo. Logo, esta SDI contribuiu para a construção e consolidação de novos conhecimentos, conceitos e habilidades e tem potencial para ser usada como material no ensino médio nas escolas brasileiras.
Abstract: The teaching and learning process must consider the importance and need to promote skills that surpass understanding the content, enabling students to become critical citizens, capable of debating scientific themes and issues related to technology, and understanding the complex interactions involving science and society. This work proposed the construction, development and evaluation of a didactic sequence with an investigative bias, using the immune response against dengue fever as the anchoring phenomenon so that it could confront high school students’ misconceptions in immunology. The didactic sequence followed three pedagogical moments: initial problematisation (formulation of hypotheses about dengue reinfection), data analysis and collection of evidence (collaborative puzzle with a structured script to students simulate immune responses to different dengue serotypes and the clonal selection process) and application of knowledge (drafting an email). Data was collected to evaluate the sequence by applying it in a public school for twenty students and collecting student records on a separate sheet of paper, audio recordings, a record of the collaborative puzzle application script and the teacher-researcher's logbook. The results showed that some misconceptions, such as memory cells retaining information about the virus after infection, are still present in the students' answers. However, 16 students addressed specificity as a property of the immune system (80%) and 11 students reported on antibody production and memory generation (55%) in their answers. The development of the didactic sequence achieved several of its proposed objectives, such as providing opportunities for discussion between peers; stimulating active student participation in discussions on the topic addressed and enabling critical analysis of problem situations and collecting evidence in the process. Therefore, this didactic sequence contributed to the construction and consolidation of new knowledge, concepts and skills and may be used as material in secondary education in Brazilian schools.
Subject: Ensino - Biologia
Dengue
Pesquisa científica
Plano de aula
Alergia e Imunologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/75948
Issue Date: 19-Jun-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM Final Ana.pdf11.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.