Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75953
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Regina Helena de Freitas Campospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5350842157910835pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Érika Lourençopt_BR
dc.contributor.referee1Camila Jardim de Meirapt_BR
dc.contributor.referee2Marilene Oliveira Almeidapt_BR
dc.contributor.referee3Raquel Martins de Assispt_BR
dc.contributor.referee4Silvia Parrat-Dayanpt_BR
dc.creatorRenata Silva Cruzpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6812871652615596pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-05T10:35:24Z-
dc.date.available2024-09-05T10:35:24Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75953-
dc.description.abstractThe aim of this work is to analyze the schoolological research conducted under the guidance of the Russian-Brazilian psychologist and educator Helena Antipoff (1892-1974) at the Psychology Laboratory of the Teacher Improvement School in Belo Horizonte, between 1929 and 1944. Schoolology is a neologism proposed by Antipoff to name a set of psychopedagogical and experimental studies that she implemented in the Improvement School with the aim of studying the school and everything related to it: school administration, building, school hygiene, teaching material, school regime, organization of classes, characteristics of teaching, teaching methods, various auxiliary institutions, and the child of school age itself. The proposal was to carry out systematic studies of school institutions based on empirical verifications of their functioning and the quality of teaching, aiming at the construction of a science of the school. One of the products of these researches were monographs written by the student-teachers the School that aimed to survey the reality of the Minas Gerais school system. The theoretical-methodological perspective uses the concepts of appropriation, reception, and circulation of scientific theories and practices in a transnational approach. This theory argues that when circulating in different contexts, theories and practices undergo processes of appropriation that can result in innovations and the elaboration of new knowledge questions. It is a qualitative research with a historiographical perspective that developed through a bibliographic research with documentary analysis. The results indicate that schoolology proposed a science of the school based on the foundations of child psychology, experimental pedagogy, and natural experimentation. Scientific theories, when circulating, undergo processes of transformation through which ideas gain meaning in the new context from the cultural experience and the demands from which they are appropriated and adapted. This study shows that schoolology played a significant role in transforming education research and teacher training process, by incorporating the principles of education sciences. In this context, we can understand that schoolological research is a response to the needs perceived by Antipoff about the reality of the Minas Gerais educational system, inspired by her previous experiences and the research developed throughout her work at the Improvement School.pt_BR
dc.description.resumoO nosso objetivo neste trabalho foi analisar as pesquisas escolológicas realizadas sob a orientação da psicóloga e educadora russo-brasileira Helena Antipoff (1892-1974) no Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte, entre 1929 e 1944. A Escolologia é um neologismo proposto por Antipoff para nomear um conjunto de estudos psicopedagógicos e experimentais que ela implementou na Escola de Aperfeiçoamento, com o objetivo de estudar a escola e tudo que com ela se relaciona: administração escolar, prédio, higiene escolar, material didático, regime escolar, organização das classes, características do ensino, métodos didáticos, diversas instituições auxiliares e a própria criança em idade escolar. A proposta era fazer estudos sistemáticos das instituições escolares, a partir de verificações empíricas de seu funcionamento e da qualidade do ensino, visando à construção de uma ciência da escola. Um dos produtos das pesquisas foram as monografias, escritas pelas professoras-alunas da escola, que propuseram realizar um levantamento da realidade do sistema escolar mineiro. Utilizaram-se como perspectiva teórico-metodológica os conceitos de apropriação, recepção e circulação das teorias e práticas científicas, em uma abordagem transnacional. Essa teoria defende que, ao circular em diferentes contextos, teorias e práticas passam por processos de apropriação que podem resultar em inovações e na elaboração de novas questões do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com perspectiva historiográfica, que se desenvolveu por meio de uma pesquisa bibliográfica com análise documental. Os resultados indicam que a Escolologia propunha uma ciência da escola com base nos fundamentos da psicologia da criança, pedagogia experimental e da experimentação natural, dialogando com autores unidos ao movimento da Educação Nova como Édouard Claparède e Alexander Lazurski, entre outros. As teorias científicas, ao circularem, passam por processos de transformação, ganhando sentido no novo contexto, por meio da experiência cultural e das demandas que as tornam apropriadas e adaptadas. Neste estudo, evidencia-se que a Escolologia desempenhou um papel significativo na transformação da pesquisa em educação e no processo de formação de professores no Brasil, ao incorporar os princípios das Ciências da Educação de forma criativa e original. Neste contexto, pode-se compreender que as pesquisas escolológicas são uma resposta às necessidades percebidas por Antipoff a respeito da realidade do sistema educacional mineiro, inspirada em suas experiências anteriores e nas pesquisas desenvolvidas ao longo do seu trabalho na Escola de Aperfeiçoamento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHelena Antipoffpt_BR
dc.subjectEscolologiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectCiências da Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação Novapt_BR
dc.subject.otherAntipoff, Helena, 1892­­-1974-­­ Escolologia ­pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleAs pesquisas “escolológicas” na obra de Helena Antipoff: proposta de uma ciência da escola (1929-1944)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-6140-0947pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_Renata Silva Cruz_03_SET_2024_PDFA.pdf9.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.