Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75955
Type: Dissertação
Title: Formação humana e experiência comunitária na educação: contribuições metodológicas dos grupos comunitários de saúde mental
Other Titles: Human formation and community experience in education: methodological contributions of community mental health groups
Authors: Giovanna Pereira Ottoni
First Advisor: Raquel Martins de Assis
First Referee: Carmen Lúcia Cardoso
Second Referee: Noeli Prestes Padilha Rivas
Third Referee: Silvia Regina Rocha de Campos Brandão
metadata.dc.contributor.referee4: Lais Caroline Andrade Bitencourt
Abstract: Ressalta-se atualmente o contexto desafiador da Educação no Brasil e no mundo associado ao aumento de quadros graves de sofrimento psíquico na população, concomitante às mudanças de uma rotina predominantemente ditada pela tecnologia e por uma ausência de experiências vividas em âmbito comunitário. Levando em consideração esse cenário acelerado pelo impacto da COVID-19, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a dimensão educacional que fundamenta o método dos Grupos Comunitários de Saúde Mental (GCSM), nascido em 1997 no Hospital Dia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Trata-se de uma proposta de cuidado da pessoa que tem como característica fundamental sua inserção em uma comunidade. Após serem apresentados conceitos-chave na literatura da área, análises inspiradas na Fenomenologia clássica permitiram elucidar os elementos essenciais de cunho educativo presentes nas entrevistas semiestruturadas realizadas com três participantes e um dos fundadores. Os resultados apontados delinearam, através de quatro unidades de sentido identificadas, um percurso educativo próprio à metodologia dos GCSM. A primeira delas emergiu situando um lugar, no espaço e tempo, com uma proposta e ajuda específicas para o trabalho de reconhecimento das experiências de vida cotidianas, intitulada com as palavras de um dos entrevistados: Escola de aprender a viver: ser ensinado; Na segunda unidade de sentido, Entender a vida acontecendo: uma compreensão, os relatos evidenciaram uma determinada compreensão de experiência, correlacionando-a ao significado para a pessoa e permitindo um aprofundamento no conhecimento de si, do outro e da realidade; Nomeada de Andar com a lupa: uma atitude, a terceira unidade reuniu sentidos claros de uma nova atitude que passa a investir o cotidiano, propiciada pela adesão contínua aos Grupos; por fim e sempre de forma entrelaçada às demais, a quarta unidade de sentido chamada Uma ressonância humana: ser gerado e gerar, trouxe à tona a experiência da comunidade sob a perspectiva de uma ressonância de fatores humanos presentes nas experiências de vida que, quando compartilhadas comunitariamente, podem gerar uma significativa mobilização e transformação das pessoas que a vivenciam. A discussão teve início abordando o que se definiu crise do humano e formação humana. Em seguida, três pontos fundamentais de um “saber da experiência” foram descritos, sendo eles: Reconhecer uma natureza; O problema, portanto, é essa atenção; Educar o humano como cultivo, cultura. Pautados no diálogo com outros autores interessados na temática, buscou-se indicar direções importantes para os desdobramentos práticos no âmbito educativo. Espera-se que o intuito último de extrapolar o contexto de Saúde Mental e problematizar as contribuições metodológicas dos GCSM ao campo da Educação possa abrir novos rumos de pesquisas e profícuos caminhos de reflexão visando contribuir com os desafios referidos em estudos recentes.
Abstract: It is currently emphasized the challenging context of Education in Brazil and in the world associated with the increase of severe cases of psychic suffering in the population, concomitant to the changes of a routine predominantly dictated by technology and by a lack of experiences lived in the community environment. Taking into account this scenario accelerated by the impact of COVID-19, the present research aimed to investigate the educational dimension that underlies the method of the Community Mental Health Groups (CMG), born in 1997 in the Day Hospital of the Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade of São Paulo. It is a proposal of personal care that has as a fundamental characteristic its insertion in a community. After presenting key concepts in the literature of the area, analyses inspired by classical Phenomenology allowed us to elucidate the essential elements of an educational nature present in the semi-structured interviews carried out with three participants and one of the founders. The results pointed out, through four identified units of meaning, an educational path specific to the GCSM methodology. The first of them emerged situating a place, in space and time, with a specific proposal and help for the work of recognizing the experiences of daily life, entitled in the words of one of the interviewees: School of learning to live: being taught; In the second meaning unit; Understanding life happening: a comprehension, the reports showed a certain understanding of experience, correlating it to meaning for the person and allowing a deepening in the knowledge of oneself, of the other, and of reality; named Walking with the magnifying glass: an attitude, the third unit gathered clear meanings of a new attitude that starts to invest the daily life, propitiated by the continuous adhesion to the Groups; finally and always in an intertwined way with the others, the fourth meaning unit called A human resonance: to be generated and to generate, brought up the experience of community from the perspective of a resonance of human factors present in life experiences that, when shared communally, they can generate a significant mobilization and transformation of the people who experience it. The discussion began by approaching what was defined as a crisis of the human and human formation. Then, three fundamental points of a "knowledge of experience" were described, namely: Recognizing a nature; The problem, therefore, is that attention; Educating the human as cultivation, culture. Based on the dialog with other authors interested in the subject, we sought to indicate important directions for practical developments in the educational field. It’s hoped that the ultimate aim of extrapolating the Mental Health context and problematizing the methodological contributions of the GCSM to the field of Education may open new paths of research and fruitful paths of reflection in order to contribute to the challenges referred in recent studies.
Subject: Educação
Saúde mental
Psicologia
Promoção da saúde - Aspectos educacionais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/75955
Issue Date: 11-Jul-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_2023.GiovannaOttoni-VERSAOFINAL.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.