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dc.contributor.advisor1José Antônio Souza de Deus.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0247416764904932pt_BR
dc.contributor.referee1Altair Sancho Pivoto dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Vandeir Robson da Silva Matiaspt_BR
dc.contributor.referee3Bernardo Machado Gontijopt_BR
dc.contributor.referee4Weber Soarespt_BR
dc.creatorDouglas Emiliano Januário Monteiropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4488717185177770pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-05T19:48:22Z-
dc.date.available2024-09-05T19:48:22Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75980-
dc.description.abstractThe objective of this work was to emerge the Place, from the black ancestral ritualistic recurrence of Congado and the Samba School Parade, as a black ancestral singularity in the municipality of Alvinópolis. In addition to partially describing the strategies for the reexistence of these people in Brazilian lands. In this sense, the contextualization of the problematization and justification of the proposed research first took place, with the specific objectives of analyzing cuisine and the emotional relationships established between the people present in the Place within this ancestry. The path followed by methodological procedures included interviews carried out and consultations with primary and official documents. Also noteworthy was the creation of Maps of Emotions (Mental), that is, internal maps that we carry throughout our lives, where we verified the elements of our Africanities present in the context of people's experiences. We brought the theoretical framework of Cultural and Humanist Geography, with Place as a conceptual reference, as well as phenomenology based on the experience lived by black people in their multiple diasporas. Subsequently, it explained a brief history of the trajectory and new configurations of the quilombo in African and Brazilian territory and its experience overseas, which resulted in understanding other configurations of this territorial organization, especially in networks of cooperation and affection, which revealed to us the opportunity to describe other possibilities of Alvinopolense History, “unearthing” other events and subjects, which until then had been neglected on purpose, or not, from the official presentation of the municipality. In this sense, the strategies of re-existence and ancestral manifestations present in the country and in the municipality studied, were configured as a body-scenario, as it is a stained glass window of the cultural framework, of faith and art inserted in the Place, transforming the existing landscape from of their performance experiences.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi em emergir o Lugar, a partir da recorrência ritualística ancestral negra do Congado e do Desfile da Escola de Samba, como uma singularidade ancestral negra no município de Alvinópolis. Além de descrever, parcialmente, as estratégias de re-existência desse povo em terras brasileiras. Nesse sentido, primeiramente ocorreu a contextualização da problematização e justificativa da pesquisa proposta, tendo como objetivos específicos em analisar dentro dessa ancestralidade a culinária e as relações de afetividades estabelecidas entre as pessoas presentes no Lugar. O Caminho percorrido pelos procedimentos metodológicos, foram entrevistas realizadas e consultas a documentos primários e oficiais. Destacou-se, também, à confecção dos Mapas das Emoções (Mentais), isto é, mapas internos que carregamos ao longo da vida, onde verificou os elementos de nossas africanias presentes no contexto de vivência das pessoas. Trouxemos o arcabouço teórico da Geografia Cultural e Humanista, tendo o Lugar como referência conceitual, bem como da fenomenologia a partir da experiência vivida pelo negro em suas múltiplas diásporas. Posteriormente, explicitou uma breve história da trajetória e novas configurações do quilombo em território africano, brasileiro e sua experiência além-mar, e que, resultou em compreender outras configurações dessa organização territorial, especialmente em redes de cooperação e afeto, o que nos revelou a oportunidade em descrever outras possibilidades da História alvinopolense, “desenterrando” outros acontecimentos e sujeitos, que até então foram negligenciados propositalmente, ou não, da apresentação oficial do município. Nesse sentido, as estratégias de re-existências e manifestações ancestrais presentes no país e no município estudado, se configurou em corpo-cenário, pois ele é um vitral do arcabouço cultural, de fé e arte inserido no Lugar, transformando a paisagem existente a partir das suas experiências performáticaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectancestralidade negrapt_BR
dc.subjectlugarpt_BR
dc.subject.otherGeografia humana – Alvinópolis (MG)pt_BR
dc.subject.otherTerritorialidade humanapt_BR
dc.subject.otherCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subject.otherQuilombos – Alvinópolis (MG)pt_BR
dc.titleCorpos-cenário: minerando a ancestralidade e a re-existência negra a partir do Lugar.pt_BR
dc.typeTesept_BR
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