Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/75998
Tipo: Artigo de Periódico
Título: The linchpins of geographic reasoning for a successful teaching/learning: Comparison between school curricula in Italy and Brazil
Título(s) alternativo(s): Os eixos do raciocínio geográfico para um ensino/aprendizagem bem-sucedido: Comparação entre currículos escolares na Itália e no Brasil
Autor(es): Lúcio Antônio Leite Alvarenga Botelho
Roberto Célio Valadão
Lorena Rocca
Resumen: A considerable portionof the most recent researcherin the field of geography learning has been dedicated to the investigation of the modus operandiemployedin the interpretationof the spatiality of facts and phenomena. Therefore, mental operations essential to the exercise ofan effective geographic reasoning are, nowadays, the object of systematic investigations. It is in response to this contemporary realitythat it isregistered in several countries that initiatives aimed to the recent reformulation of their curricular norms guiding the teaching of geography and, consequently, their educational systems. With the purpose of identify and understandthe geography prescribedin theofficial documents that rule the education in Brazil and in Italy, this study shows the results ofa comparative reading among these national documents. In our comparative analysis, to which we associated to the Grounded Theory, we took as reference andfoundation the substantive concepts that we considered essential to the geographic analysis (space –scale –time) and to the development of an effective geographic reasoning. The results of this analysis reveal a set of significant and diversifiedconditions and, also, to a certain extent, divergent as the geography that is intended to be taught in bothcountries.
Abstract: Uma parcela considerável da pesquisa mais recente no campo da aprendizagem da geografia tem se dedicado à investigação do modus operandi empregado na interpretação da espacialidade dos fatos e fenômenos. Portanto, as operações mentais essenciais ao exercício de um raciocínio geográfico eficaz são, hoje em dia, objeto de investigações sistemáticas. É em resposta a essa realidade contemporânea que se registram em vários países iniciativas voltadas à recente reformulação de suas normas curriculares que norteiam o ensino da geografia e, consequentemente, de seus sistemas educacionais. Com o propósito de identificar e compreender a geografia prescrita nos documentos oficiais que regem a educação no Brasil e na Itália, este estudo apresenta os resultados de uma leitura comparativa entre esses documentos nacionais. Em nossa análise comparativa, à qual nos associamos à Grounded Theory, tomamos como referência e fundamento os conceitos substantivos que consideramos essenciais à análise geográfica (espaço – escala – tempo) e ao desenvolvimento de um raciocínio geográfico eficaz. Os resultados dessa análise revelam um conjunto de condições significativas e diversificadas e, também, em certa medida, divergentes quanto à geografia que se pretende ensinar em ambos os países.
Asunto: Geografia, Estudo e Ensino
Currículo
Lógica
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.4458/5970-04
URI: http://hdl.handle.net/1843/75998
Fecha del documento: 2023
metadata.dc.url.externa: http://www.j-reading.org/index.php/geography/article/view/358
metadata.dc.relation.ispartof: J-Reading Journal of Research and Didactics in Geography
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
The linchpins of geographic reasoning.pdfA.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.