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Type: Dissertação
Title: Efeito de uma intervenção por cenário simulado no conhecimento sobre cuidados após alta hospitalar de pacientes acometidos por infarto agudo do miocárdio
Authors: Andressa Siuves Gonçalves Moreira
First Advisor: Allana dos Reis Corrêa
First Referee: Viviane Euzébia Pereira Santos
Second Referee: Fábio da Costa Carbogim
Abstract: Dentre as Doenças Cardiovasculares, o infarto agudo do miocárdio (IAM) é a principal causa de hospitalizações no Brasil. A educação do paciente é fundamental para uma alta segura por meio do envolvimento do paciente, da família e do cuidador e as tecnologias educacionais são as estratégias para mediar esses processos de ensino e aprendizado para troca de experiências e desenvolvimento de habilidades. Percebe-se uma lacuna relacionada a estudos que avaliam o efeito de intervenções validadas no Brasil que orientem pacientes para a alta hospitalar após o IAM. Assim, esse estudo teve por objetivo avaliar efeito de uma intervenção por cenário simulado no conhecimento de pacientes acometidos por IAM sobre cuidados após alta hospitalar. Trata-se de um estudo composto por duas etapas: estudo metodológico de elaboração e validação de conteúdo de cenário simulado para pacientes acometidos por IAM e estudo quase experimental, do tipo antes e depois de avaliação do efeito da intervenção por cenário simulado no conhecimento sobre cuidados após alta hospitalar em pacientes acometidos por IAM desenvolvido em um hospital de cuidado terciário, público e de grande porte, referência em Cardiologia da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. A amostra foi composta por 58 pacientes com idade maior ou igual a 18 anos, acometidos por IAM, com ou sem supradesnivelamento do segmento ST submetidos a tratamento clínico ou Intervenção Coronária Percutânea com quadro clínico estável, orientados no tempo e espaço, e em condições de responder ao instrumento de coleta. O estudo foi desenvolvido em três fases, sendo: 1–Avaliação do conhecimento do paciente antes da intervenção; 2–Intervenção com cenário simulado e 3–Avaliação do conhecimento do paciente após a intervenção. Os dados foram submetidos a análise estatística quantitativa com os testes teste t-student e Teste de Shapiro- Wilk. Para validação de conteúdo do cenário simulado foram avaliados itens relacionados à: clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica. O índice de validação de conteúdo global foi satisfatório para a análise geral do cenário pelos especialistas apresentando o valor de 100%. Em relação aos pacientes, predominou o sexo masculino (60,3%), com mediana de idade de 60 anos. O principal diagnóstico foi IAM sem supra de ST ou IAM de localização não especificada (75%) e hipertensão (70,7%) e diabetes (32,8%) como comorbidades mais prevalentes. Quanto à avaliação do conhecimento após aplicação do cenário simulado, observou- se que os domínios com melhores desempenhos foram ‘Clínico’, ‘Exercícios’, ‘Dieta’ e “Psicossocial” apresentando diferença significativa com valor de p=0,012; 0,028;<0,001 e 0,026, respectivamente. Na análise da média global observou-se diferença significativa (p<0,001), ou seja, houve melhora do conhecimento dos pacientes em relação aos cuidados após alta para prevenção de novos eventos coronarianos. A intervenção por cenário simulado para orientação de alta hospitalar de pacientes pós-IAM mostrou-se efetiva e modificou o conhecimento dos pacientes participantes. Ressalta-se que o planejamento da alta deve fornecer informações claras, oportunas e pautadas em evidências científicas para a garantia de uma transição suave do ambiente hospitalar para o cuidado em casa.
Abstract: Among Cardiovascular Diseases, acute myocardial infarction (AMI) is the leading cause of hospitalizations in Brazil. Patient education is crucial for a safe discharge through the involvement of the patient, family, and caregiver, and educational technologies are the strategies to mediate these teaching and learning processes for the exchange of experiences and skills development. There is a gap in studies evaluating the effect of validated interventions in Brazil guiding patients for hospital discharge after AMI. Thus, this study aimed to evaluate the effect of an intervention through simulated scenarios on the knowledge of patients affected by AMI regarding post-hospital discharge care. This study consists of two stages: a methodological study for the development and validation of content in a simulated scenario for patients affected by AMI, and a quasi-experimental study, before and after the assessment of the effect of the simulated scenario intervention on knowledge about post-hospital discharge care in patients affected by AMI. The study was conducted at a large, public, tertiary care hospital, a reference in Cardiology in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais.The sample included 58 patients aged 18 or older, affected by AMI, with or without ST-segment elevation, undergoing clinical treatment or Percutaneous Coronary Intervention with a stable clinical condition, oriented in time and space, and able to respond to the data collection instrument. The study was developed in three phases: 1 – Evaluation of patient knowledge before the intervention; 2 – Intervention with simulated scenarios; and 3 – Evaluation of patient knowledge after the intervention. Data were subjected to quantitative statistical analysis using the t-student test and Shapiro-Wilk test. For content validation of the simulated scenario, items related to language clarity, practical relevance, and theoretical significance were evaluated. The overall content validation index was satisfactory for the overall scenario analysis by experts, with a value of 100%. Regarding patients, males predominated (60.3%), with a median age of 60 years. The main diagnosis was AMI without ST elevation or AMI of unspecified location (75%), with hypertension (70.7%) and diabetes (32.8%) as the most prevalent comorbidities. Concerning the evaluation of knowledge after the application of the simulated scenario, it was observed that the domains with the best performances were 'Clinical,' 'Exercise,' 'Diet,' and 'Psychosocial,' showing a significant difference with values of p=0.012, 0.028,
Subject: Doença da Artéria Coronariana
Tecnologia Educacional
Alta do Paciente
Educação em saúde
Enfermagem
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76001
Issue Date: 16-Nov-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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