Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/76024
Tipo: Dissertação
Título: Acessibilidade ao sistema de transporte público por ônibus: indicadores para Regional Administrativa Barreiro, Belo Horizonte-MG
Autor(es): Antonio Henrique Noronha Ribeiro
primer Tutor: Carlos Fernando Ferreira Lobo
primer miembro del tribunal : Leandro Cardoso
Segundo miembro del tribunal: Daniela Antunes Lessa
Tercer miembro del tribunal: Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega
Resumen: O rápido processo de urbanização experimentado no Brasil, sobretudo a partir de meados do século XX, foi impulsionado pelo processo de industrialização tardia, que reorganizou as forças produtivas e econômicas e transformou significativamente a distribuição espacial da população, moldando a dinâmica do arranjo territorial urbano. No entanto, a configuração urbana no país é marcada por um desenvolvimento social e espacialmente desigual, não raro acompanhado da periferização espacial da pobreza. Uma das consequências diretas refere-se as barreiras a mobilidade e acessibilidade de parcela expressiva da população, que está diretamente relacionada à precariedade nos sistemas de transporte público. Nesse sentido, áreas periféricas dos principais centros urbanos e metropolitanos, como a Regional Administrativa Barreiro em Belo Horizonte, sofrem com a ineficiência do sistema de transporte público por ônibus, refletindo-se em viagens longas e demoradas, além de tarifas elevadas. Considerando que melhorias nas condições de acessibilidade ao transporte público representam uma forma de redução das desigualdades, permitindo que mais pessoas acessem oportunidades, esta pesquisa propõe a elaboração de indicadores de acessibilidade ao transporte público por ônibus na Regional Administrativa Barreiro, sistematizados em três dimensões: a acessibilidade aos pontos de embarque de ônibus, a acessibilidade ao sistema de transporte público por ônibus e a acessibilidade pelo sistema de transporte público por ônibus. Os indicadores foram concebidos com base em dados da Pesquisa OD de 2012, do Censo de 2010 e da BHTrans/PBH. Os resultados indicam sensíveis desigualdades de acesso ao sistema de transporte por ônibus, revelados não só pelo resultado do índice geral de acessibilidade. Em vários casos, essa baixa acessibilidade é coincidente a capacidade de utilização do sistema, especialmente das populações de baixo nível de renda. Fundamentada na investigação das condições de acessibilidade, os resultados dessa pesquisa oferecem dados potencialmente útil, capazes de auxiliar a tomada de decisão em projetos e políticas públicas de transporte, especialmente em áreas marcadas por desafios socioeconômicos e precariedade nos serviços de transporte.
Abstract: The rapid process of urbanization experienced in Brazil, especially from the mid-20th century onwards, was driven by the late industrialization process, which reorganized productive and economic forces, significantly transforming the spatial distribution of the population and shaping the dynamics of the urban territorial arrangement. However, the urban configuration in the country is marked by socially and spatially uneven development, often accompanied by the spatial peripheralization of poverty. One of the direct consequences relates to mobility and accessibility barriers for significant portion of the population, directly linked to the precarity of public transportation systems. Apparently, peripheral areas of major urban and metropolitan centers, such as the Barreiro Administrative Region in Belo Horizonte, suffer from the inefficiency of the bus public transportation system, resulting in long and time-consuming journeys, as well as high fares. Considering that improvements in accessibility to public transportation represent a way to reduce inequalities, enabling more people to access opportunities, this research proposes the development of indicators of public bus transportation accessibility in the Barreiro Administrative Region, systematized in three dimensions: accessibility to bus boarding stops, accessibility to the public bus transportation system, and accessibility through the public bus transportation system. The indicators were conceived based on data from the 2012 OD Survey, the 2010 Census, and BHTrans/PBH. The results indicate significant inequalities in access to the bus transportation system, revealed not only by the overall accessibility index. In many cases, this low accessibility coincides with the system's ridership, especially for low-income populations. Based on the investigation of accessibility conditions, the results of this research provide potentially useful data that can assist decision-making in transportation projects and public policies, especially in areas marked by socio-economic challenges and inadequacies in transportation services.
Asunto: Modelagem de dados – Aspectos ambientais
Percepção espacial
Transportes coletivos – Barreiro (Belo Horizonte, MG)
Ônibus
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76024
Fecha del documento: 29-jul-2024
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
AHNR_Dissertação_Mobilidade_Barreiro_FA_mod5_correcoes.pdf8.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.