Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76055
Type: Artigo de Periódico
Title: Os espaços absoluto, relativo e relacional na normativa curricular nacional de geografia: limites e possibilidades
Other Titles: The absolute, relative and relational spaces in the national geography curriculum: limits and possibilities
Authors: Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho
Roberto Célio Valadão
Abstract: Este artigo apresenta os resultados egressos da leitura analítica e interpretativa das categorias de espaço presentes na atual normativa curricular nacional de Geografia para o Ensino Fundamental. Nessa leitura foram utilizados os procedimentos metodológicos preconizados pela Grounded Theory, os quais permitiram analisar o sentido dos textos da normativa a partir da interpretação dos pesquisadores. Partindo-se da premissa de que o espaço que interessa ao desenvolvimento do raciocínio geográfico é o espaço socialmente produzido, propõe-se aqui a apropriação do espaço relacional nas aulas de Geografia, sem exclusão dos espaços absoluto e relativo, mas dando-se ênfase ao primeiro. À vista disso, verificou-se que a BNCC/Geografia contempla, em grande medida, o espaço relacional, de modo que a atual normativa curricular nacional abarca questões contemporâneas do campo de pesquisa do ensino de Geografia. Não obstante, no cotejo das informações e dados aqui discutidos, percebe-se que há ainda um longo caminho a perquirir com vistas à qualificação do Ensino de Geografia, seja no campo do currículo nacional prescrito, seja no campo de sua prática efetiva na escola e em sala de aula.
Abstract: This article presents the results from the analytical and interpretative reading of the categories of space present in the current national curriculum of Geography for basic education in Brazil. In this reading, the methodological procedures recommended by the Grounded Theory were used, which allowed the analysis of the meaning of the texts of the referred curriculum based on the interpretation of the researchers. Starting from the premise that the space that interests the development of geographic reasoning is the socially produced space, it is proposed here the appropriation of the relational space in Geography classes, without excluding the absolute and relative spaces, but giving emphasis to the first. In view of this, it was found that the BNCC/Geography contemplates, to a large extent, the relational space, so that the current Brazilian curriculum contains contemporary issues in the research field of Geography teaching. Nevertheless, the information and data discussed here allow us to conclude that there is still a long way to go in order to qualify the teaching of Geography, whether in the field of the prescribed national curriculum, or in the field of its effective practice at school and in the classroom.
Subject: Geografia, Estudo e Ensino
Percepção Geográfica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76055
Issue Date: 2023
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/68348
metadata.dc.relation.ispartof: Caminhos de Geografia
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OS ESPAÇOS ABSOLUTO, RELATIVO E RELACIONAL .pdfA.pdf661.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.