Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/76086
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Padrões de interação verbal em uma aula de física com uso de atividades experimentais |
Other Titles: | Verbal interaction patterns in a physics class using experimental activities Patrones de interacción verbal en una aula de física con uso de actividades experimentales |
Authors: | Guilherme da Silva Lima Paulo César de Almeida Raboni |
Abstract: | Neste trabalho, apresentamos os principais resultados de uma investigação das interações verbais motivadas por atividades experimentais em aulas de Física no Ensino Médio. Por meio da seleção de um estudo de caso, acompanhamos as aulas de uma professora de Física durante quatro meses. Em nossos resultados encontramos uma complexa rede enunciativa que se desenvolve por meio de rupturas e retomadas de ideias, construída sobre um referente comum. Buscamos compreender essas interações utilizando as contribuições propostas pelo círculo de Bakhtin. Esses resultados nos permitem afirmar que as atividades experimentais têm, potencialmente, muito a contribuir para o desencadeamento das interações verbais em aula, favorecendo a manifestação de diversas vozes, uma vez que ampliam significativamente a quantidade e a qualidade das interpretações e hipóteses levantadas pelos alunos. |
Abstract: | In this paper we present the main results of an investigation of verbal interactions motivated by use of experimental activities in physics classes in high school. Through the selection of a case study, we follow the lessons of a physics teacher for four months. In our results, we found a complex enunciative network that develops through breaks and incorporated ideas, built on a common reference. We seek to understand these interactions using the contributions proposed by Bakhtin circle. These results allow us to state that the experimental activities potentially have much to contribute to the triggering of verbal interactions in class, encouraging the expression of many voices, expand significantly the quantity and quality of the interpretations and hypotheses raised by students. |
Subject: | Física - Ensino Analise de interação em educação Ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.32930/nuances.v29i2.5245 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/76086 |
Issue Date: | 24-Dec-2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5245 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Nuances: Estudos sobre Educação |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PADRÕES DE INTERAÇÃO VERBAL EM UMA AULA DE FÍSICA COM USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS.pdf | 247.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.