Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76086
Type: Artigo de Periódico
Title: Padrões de interação verbal em uma aula de física com uso de atividades experimentais
Other Titles: Verbal interaction patterns in a physics class using experimental activities
Patrones de interacción verbal en una aula de física con uso de actividades experimentales
Authors: Guilherme da Silva Lima
Paulo César de Almeida Raboni
Abstract: Neste trabalho, apresentamos os principais resultados de uma investigação das interações verbais motivadas por atividades experimentais em aulas de Física no Ensino Médio. Por meio da seleção de um estudo de caso, acompanhamos as aulas de uma professora de Física durante quatro meses. Em nossos resultados encontramos uma complexa rede enunciativa que se desenvolve por meio de rupturas e retomadas de ideias, construída sobre um referente comum. Buscamos compreender essas interações utilizando as contribuições propostas pelo círculo de Bakhtin. Esses resultados nos permitem afirmar que as atividades experimentais têm, potencialmente, muito a contribuir para o desencadeamento das interações verbais em aula, favorecendo a manifestação de diversas vozes, uma vez que ampliam significativamente a quantidade e a qualidade das interpretações e hipóteses levantadas pelos alunos.
Abstract: In this paper we present the main results of an investigation of verbal interactions motivated by use of experimental activities in physics classes in high school. Through the selection of a case study, we follow the lessons of a physics teacher for four months. In our results, we found a complex enunciative network that develops through breaks and incorporated ideas, built on a common reference. We seek to understand these interactions using the contributions proposed by Bakhtin circle. These results allow us to state that the experimental activities potentially have much to contribute to the triggering of verbal interactions in class, encouraging the expression of many voices, expand significantly the quantity and quality of the interpretations and hypotheses raised by students.
Subject: Física - Ensino
Analise de interação em educação
Ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.32930/nuances.v29i2.5245
URI: http://hdl.handle.net/1843/76086
Issue Date: 24-Dec-2018
metadata.dc.url.externa: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5245
metadata.dc.relation.ispartof: Nuances: Estudos sobre Educação
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PADRÕES DE INTERAÇÃO VERBAL EM UMA AULA DE FÍSICA COM USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS.pdf247.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.