Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76179
Type: Dissertação
Title: Estudo sobre fatores envolvidos no processo de utilização da modalidade de compra clique e retire, a partir da Teoria Unificada de Aceitação de Tecnologia UTAUT2 e o impacto da conveniência em um ambiente de varejo omnichannel
Authors: Edilson Christian de Lima Manduca
First Advisor: Juliana Maria Magalhães Christino
First Referee: Marlusa de Sevilha Gosling
Second Referee: Luiz Rodrigo Cunha Moura
Abstract: A modalidade de compra Clique e Retire é uma das diversas formas que o comércio eletrônico disponibiliza para os clientes adquirirem produtos sem precisar sair de casa. Essa modalidade permite que o cliente compre on-line e retire o produto na loja física ou o faça em um ponto de retirada físico escolhido por ele, conforme disponibilidade, sem custos de frete, com maior agilidade no processo de entrega e conveniência. A relação entre a conveniência e a adoção da modalidade de compra Clique e Retire pode ser complexa, uma vez que outros fatores, como a disponibilidade do produto e a qualidade do atendimento, também podem afetar a decisão de compra dos consumidores. Vale destacar nessa relação o papel da funcionalidade digital e o seu impacto na intenção de compra do consumidor. Nesse sentido, o Modelo UTAUT2 se apresenta como uma abordagem teórica que pode ser aplicada para compreender os fatores que influenciam a adoção da modalidade de compra Clique e Retire em um ambiente de varejo omnichannel. O modelo propõe que a Intenção de Uso de uma tecnologia é determinada pela Expectativa de Desempenho, esforço percebido, Influência Social e condições Facilitadoras. Buscando capturar ainda mais nuances e fatores que influenciam o alcance, o uso de tecnologias e principalmente a conveniência, foi proposta a extensão do modelo UTAUT2. Esta pesquisa possui como objetivo geral medir o impacto da conveniência na intenção da utilização da modalidade de compra Clique e Retire utilizando um modelo ampliado da Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia Estendida (UTAUT2). Ressaltam-se como objetivos específicos: comparar os modelos UTAUT2 e UTAUT2 com adição de conveniência, avaliando se a inclusão do construto conveniência aumenta a capacidade explicativa da intenção comportamental dos clientes em relação ao uso do Clique e Retire; adaptar o questionário UTAUT2 para o contexto da utilização da modalidade de compra Clique e Retire; avaliar quais são os construtos antecedentes significativos na explicação da Intenção de Utilização e do Comportamento de Utilização do Clique e Retire; estender UTUAT2 com os construtos de conveniência e identificar quais os tipos de conveniência mais impactam a intenção comportamental. Para verificar a Intenção de Uso e o comportamento de uso dos consumidores, o questionário foi aplicado em uma amostra de 540 consumidores, e as respostas foram analisadas utilizando como método de estimação a Modelagem de Equações Estruturais PLS-SEM. A evidência sugere que a Motivação Hedônica e a conveniência de processo são relevantes na Intenção de Uso. Ao contrário do que se esperava, as hipóteses de que a Conveniência de Acesso e Conveniência Digital, apesar de serem significantes a 5%, apresentaram impacto negativo sobre a Intenção de Uso. As outras hipóteses foram todas corroboradas em nosso modelo. As variáveis Expectativa de Desempenho e Conveniência Relacional possuem maior relevância na Intenção de Uso, com, respectivamente, pesos de 28,4% e 24,0%. Temos também, como destaque, o impacto das variáveis “Expectativa de Esforço”, condições Facilitadoras e Hábito com influência mediana sobre a Intenção de Uso, enquanto as variáveis Conveniência Funcional , Influência Social e valor do preço possuem um impacto estatisticamente significante. Por fim, as variáveis Motivação Hedônica e conveniência de processo não se mostraram estatisticamente significantes sobre a Intenção de Uso. As principais contribuições deste trabalho foram testar o impacto dos tipos de conveniência na Intenção de Uso para o contexto Clique e Retire, de modo que o único tipo de conveniência que foi significante para esse modelo foi a relacional, contrastando com alguns estudos anteriores e avançando a teoria de varejo. Além disso, do ponto de vista gerencial, este trabalho contribui para o entendimento dos gestores sobre quais aspectos eles devem priorizar para investir dentro da modalidade Clique e Retire.
Abstract: Click-and-collect purchasing is one of the many ways that e-commerce offers customers to purchase products without having to leave home. This modality allows the customer to buy online and collect the product in the physical store or pick it up at a physical pickup point chosen by them, depending on availability, without shipping costs, with greater agility in the delivery process and convenience. The relationship between convenience and the adoption of click-and-collect purchasing can be complex, as other factors, such as product availability and quality of service, can also affect consumers' purchasing decisions. It is worth highlighting in this relationship the role of digital functionality and its impact on consumer purchasing intentions. In this sense, the UTAUT2 Model presents itself as a theoretical approach that can be applied to understand the factors that influence the adoption of click-and-collect purchasing in an omnichannel retail environment. The model proposes that the intention to use a technology is determined by performance expectations, perceived effort, social influence and facilitating conditions. Seeking to capture even more nuances and factors that influence reach, use of technologies and especially convenience, an extension of the UTAUT2 model was proposed. The general objective of this research is to measure the impact of convenience on the intention to use the click-and-collect purchasing method using an extended model of the Unified Theory of Acceptance of Technology Extended (UTAUT2). The specific objectives are: To compare the UTAUT2 and UTAUT2 models with the addition of convenience, evaluating whether the inclusion of the convenience construct increases the explanatory capacity of customers' behavioral intention in relation to the use of Click and Collect; To adapt the UTAUT2 questionnaire to the context of the use of the click and collect purchase modality; To evaluate which antecedent constructs are significant in explaining the Intention to Use and the Behavior of Using Click and Collect; To extend UTUAT2 with the convenience constructs and identify which types of convenience have the greatest impact on behavioral intention.. To check the usage intention and usage behavior of consumers and it was empirically tested on a sample of 540 consumers and the responses are tested using PLS-SEM as a testing method. The evidence suggests that Hedonic Motivation and processing convenience are relevant to intention to use. Contrary to what was expected, the hypotheses that convenience of access and digital convenience, despite being significant at 5%, had a negative impact on the intention to use. The other hypotheses were all corroborated in our model. The variables performance expectation and relational convenience have greater relevance in intention to use, with, respectively, weights of 28.4% and 24.0%. We also highlight the impact of the variables effort expectation, facilitating conditions and habit with a medium influence on the intention to use, while the variables functional convenience, social influence and price value have a statistically significant impact. Finally, the variables hedonic motivation and process convenience were not statistically significant on the intention to use. The main contributions of this work were to test the impact of convenience types on usage intention for the click-and-collect context, so that the only convenience type that was significant for this model was relational, contrasting with some previous studies and advancing retail theory. In addition, from a managerial point of view, this work contributes to managers' understanding of which aspects they should prioritize investing in within the click-and-collect modality.
Subject: Comércio varejista
Lojas de varejo
Vendas especiais
Administração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76179
Issue Date: 27-Nov-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Mestrando Edilson Christian de Lima Manduca_Versão_21-ago-24 A.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons