Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/76228
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Concepções de infância e as produções científicas acerca da inclusão escolar no contexto da educação infantil |
Authors: | Jáima Pinheiro de Oliveira Aline Cristina de Souza Gislaine de Fátima Ferreira Leite |
Abstract: | A infância e a educação especial são campos do conhecimento que vêm sendo discutidos ao longo dos últimos anos, principalmente com a entrada de estudantes público-alvo da educação especial no cenário educacional regular. Mediante o exposto, o presente estudo teve por objetivo analisar os sentidos construídos em torno das noções de infância nos estudos produzidos no âmbito da pós-graduação nacional, notadamente, nas teses e dissertações sobre Educação Especial no contexto da Educação Infantil. Para tanto, propôs-se uma revisão sistemática da literatura, a partir do Banco de Teses e Dissertações (BDTD), com ênfase na infância, educação infantil e educação especial. Foram selecionados 29 estudos e os temas versaram sobre: políticas públicas, práticas pedagógicas, história da criança; diagnóstico e intervenção precoce; relação de cuidado; constituição subjetiva da criança; formação de professores e constituição do sujeito. Os resultados nos permitiram considerar que ainda são poucos os documentos investigativos científicos que relacionam educação especial e infância. Os estudos versavam, em sua maior parte, sobre política pública e prática pedagógica, o que demonstra uma preocupação latente em se cumpri a lei e promover adaptações curriculares, mas que se deparam com barreiras de diferentes ordens, como formativa, arquitetônica, recursos humanos, materiais, etc. |
Subject: | Educação especial Educação infantil Educação inclusiva |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/76228 |
Issue Date: | 2023 |
metadata.dc.url.externa: | https://proceedings.science/cbee/cbee-2023/trabalhos/concepcoes-de-infancia-e-as-producoes-cientificas-acerca-da-inclusao-escolar-no?lang=pt-br |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.