Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76295
Type: Artigo de Periódico
Title: O patrimônio geológico e o potencial educativo do Geopark Quadrilátero Ferrífero para o ensino de ciências e geografia
Other Titles: The geological heritage and educational potential of the Quadrilátero Ferrífero Geopark for teaching science and geography
Authors: Paulo de Tarso Amorim
Úrsula Ruchkys de Azevedo
Suzana Fernandes
Abstract: Os Parâmetros Curriculares Brasileiros para a educação básica enfatizam a importância de abordagens diferenciadas no processo de ensino e aprendizagem para disciplinas como ciências e geografia. Dentre essas abordagens, os trabalhos de campo enfatizam a importância de proporcionar a oportunidade de aprendizagem por meio da observação direta da natureza. Neste artigo, apresentamos o grande potencial educacional de alguns sítios selecionados que integram o Patrimônio Geológico do Geoparque Quadrilátero Ferrífero para a realização de trabalhos de campo para o nível escolar básico considerando as disciplinas de ciências e geografia. No caso do ensino de ciências, os geossítios analisados do Geoparque Quadrilátero Ferrífero abrangem as demandas dos dois eixos temáticos: terra e universo, e vida e meio ambiente. Para geografia, movimentos litosféricos e tectônicos, formas de relevo e preservação ambiental. Acredita-se que a realização de trabalhos de campo no Geoparque Quadrilátero Ferrífero para o ensino de ciências e geografia pode contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de forma lúdica, bem como contribuir para a difusão do conhecimento e valorização do patrimônio geológico.
Abstract: The Brazilian Curricular Parameters for basic education emphasize the importance of differentiated approaches in the teaching and learning process for disciplines such as science and geography. Among these approaches, the field works emphasize the importance for providing the opportunity for learning through the direct observation of nature. In this paper, we present the great educational potential of some selected sites that integrate the Geological Heritage of the Quadrilátero Ferrífero Geopark for the realization of fieldwork for basic school level considering the disciplines of science and geography. In the case of science teaching, the geosites analyzed from the Quadrilátero Ferrífero Geopark encompasses the demands of the both thematic axes: earth and universe, and life and environment. For geography, lithosphere and tectonic movements, relief forms and environmental preservation. It is believed that the realization of fieldwork in the Quadrilátero Ferrífero Geopark for the teaching of science and geography can contribute to improve the teaching and learning process in a playful way as well as contribute to the diffusion of knowledge and valorization of geological heritage.
Subject: Educação Básica
Ensino de Geografia
Geoparques
Geociências
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76295
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.ige.unicamp.br/terrae/V14/PDFv14/TE70-4.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Terrae
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O patrimônio geológico e o potencial educativo.pdfA.pdf248.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.