Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76316
Type: Artigo de Periódico
Title: Orientações curriculares de geografia no Brasil e na Itália: aproximações e distanciamentos
Other Titles: Curriculum guidelines for Geography in Brazil and Italy: similarities and difference
Authors: Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho
Roberto Célio Valadão
Abstract: Em que medida há aproximações e distanciamentos nas orientações curriculares de Geografia prescritas por paísesdistintos? Em busca de compreender como as diretrizes para o componente Geografia estãoorganizadasem outro contexto além do brasileiro, este artigo apresenta uma comparação entre as orientações curriculares prescritas para a elaboração dos currículos e propostas pedagógicas para a educação básica no País(Base Nacional Comum Curricular –BNCC) e na Itália (Indicazioni Nazionali per il Curricolo della Scuola dell’Infanzia e del Primo Ciclo d’istruzione).Em atendimento a este objetivo apresentamos, de início, a divisão escolar vigente no Brasil e na Itália, bem como asnormas gerais para a formação docentenestes paísesna busca por fornecer um quadro de seus sistemas escolares, para, em seguida, tratarda estrutura de suas normativas curricularese diretrizes para o componente Geografia. As normativas curriculares nacionais aqui analisadas, embora se destinam a prescrever diretrizes para uma mesma disciplina escolar, revelam aproximaçõese distanciamentos. De modo geral, ambas as normativas convergem para a ideia de que a Geografia deve ultrapassar a condição simplista e meramente descritiva e avançar na direção de uma Geografia significativae problematizadoradas questões contemporâneas. Por outro lado, os distanciamentos estão presentes na estrutura do documento, no conteúdo a ser tratado pela disciplina na escola e nas indicações de como se atingir os resultados esperados.
Abstract: To what extent are there similarities and differences in the curricular orientations of Geography prescribed by different countries? Seeking to understand how the guidelines for the Geography component are organized in a context other than the Brazilian one, this article presents a comparison between the curricular guidelines prescribed for the elaboration of curricula and pedagogical proposals for basic education in the country (Base Nacional Comum Curricular–BNCC) and in Italy (Indicazioni Nazionali per il Curricolo della Scuola dell'Infanzia e del Primo Ciclo d'istruzione). In order to meet this objective, we present, at the outset, the current school division in Brazil and Italy, as well as the general norms for teacher training in these countries in the quest to provide a picture of their school systems, to then deal with the structure of its curricular norms and guidelines for the Geography component. The national curriculum norms analyzed here, although they are intended to prescribe guidelines for the same school subject, reveal similarities and differences. In general, both norms converge to the idea that Geography must overcome the simplistic and merely descriptive condition and move towards a Geography that is meaningful and problematizes contemporary issues. On the otherhand, the gaps are present in the structure of the document, in the content to be treated by the discipline at school and in the indications of how to achieve the expected results.
Subject: Geografia, Estudo e Ensino
Formação Profissional
Currículo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.917
URI: http://hdl.handle.net/1843/76316
Issue Date: 2023
metadata.dc.url.externa: https://rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/917
metadata.dc.relation.ispartof: Revista da Casa da Geografia de Sobral
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Orientações curriculares degeografia.pdfA.pdf655.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.