Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76318
Type: Artigo de Periódico
Title: Recursos didáticos para o entendimento dos efeitos da urbanização sobre os rios urbanos: o caso da microbacia do Córrego João Gomes Cardoso – Contagem/MG
Other Titles: Teaching resources for understanding the effects of urbanization on urban rivers: the case of João Gomes Cardoso creek basin - Contagem - MG
Authors: João Pedro dos Santos
Lussandra Martins Gianasi
Guilherme de Oliveira Parreiras
Abstract: A educação ambiental se manifesta como uma importante ferramenta de conscientização frente ao discurso antiecológico existente no planejamento urbano. Pelo projeto de extensão “Mapeamento e Monitoramento Geoparticipativo de Microbacias Hidrográficas”, realizado na microbacia do córrego João Gomes Cardoso em Contagem (MG), foi debatido com estudantes e educadoras de três escolas públicas diferentes percepções sobre os rios urbanos. Foram realizadas oficinas com mapa mental, uma representação da microbacia em maquete, trabalhos de campo e atividade com uso do programa Google Earth. Com isso, objetivou-se discutir o uso de diferentes recursos didáticos para abordar temas que envolvem os rios urbanos. Verificamos que os participantes apontaram diferentes reflexões, mas a maioria apresentou ao final das atividades discursos contrários à canalização – política pública frequente na cidade onde moram. Foram identificados diversos Problemas (1P) ambientais na área de estudo acarretados por essa prática. Os recursos didáticos utilizados foram úteis, pois permitiram aproximar e ampliar o debate sobre os cursos urbanos e o ambiente onde eles se encontram e os 3Ps que nele existem.
Abstract: Environmental education manifests itself as an important tool of awareness regarding the anti-ecological speech existing in urban planning. Through the extension project Geoparticipation Mapping and Monitoring of Watershed carried out in João Gomes Cardoso creek basin in Contagem/MG, it was debated with students and educators from three public schools different perceptions about urban rivers. Workshops occurred with mapping, a model of the basin, fieldwork and an activity using the Google Earth program. Thus, the objective was to discuss the use of different teachings resources in order to discuss issues involving urban rivers. We verified that the participants pointed different thoughts, but at the end of the project execution most of them presented speeches against the river channeling, frequent public policy in their city. Several environmental problems were identified in the study area caused by this practice. The teaching resources used were useful because they allowed approximate and expand the debate.
Subject: Bacias Hidrgráficas
Educação Ambiental
Hidrologia Urbana
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76318
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://zenodo.org/records/3756980
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Eletrônica Do Arquivo Público Da Cidade De Belo Horizonte
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENTENDIMENTO.pdfA.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.