Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76340
Type: Artigo de Evento
Title: Relatos de pedagogos da SRE-OP sobre sua formação inicial
Other Titles: Reports from SRE-OP pedagogues about their initial training
Authors: Nilzilene Imaculada Lucindo
Abstract: O curso de Pedagogia no Brasil foi instituído há 79 anos por meio do Decreto-Lei nº 1190/39 e sua história demonstra que ele foi se constituindo repleto de questionamentos. No cerne desses, estava a identidade, a finalidade, o currículo proposto, a dicotomia entre bacharelado e licenciatura, a fragmentação presente no curso ocasionada pela instituição das habilitações, a base do curso ser centrada na docência ou na pedagogia, os reducionismos presentes em função da base estabelecida, a amplitude da formação oferecida, o perfil do profissional formado ‒ pedagogo ou professor e o campo de atuação dos egressos. Questionamentos que, ao longo dos anos, geraram discussões e foram contribuindo para lhe impor alterações. Os dados apresentados foram coletados para a realização da pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, que teve como objetivo geral conhecer quem são os pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto (SRE-OP2 ). Este trabalho tem por finalidade apresentar o perfil desses profissionais e enfocar como se constituiu seu processo de formação inicial.
Abstract: The Pedagogy course in Brazil was established 79 years ago by Decree-Law No. 1190/39 and its history shows that it has been constituted full of questions. At the core of these were the identity, the purpose, the proposed curriculum, the dichotomy between bachelor's and teaching degrees, the fragmentation present in the course caused by the establishment of qualifications, the basis of the course being centered on teaching or pedagogy, the reductionisms present in function of the established basis, the breadth of the training offered, the profile of the professional trained - pedagogue or teacher and the field of activity of the graduates. Questions that, over the years, generated discussions and contributed to imposing changes. The data presented were collected for the Master's research developed in the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Ouro Preto, which had as its general objective to know who are the pedagogues who work in the public education institutions of the Regional Education Superintendence of Ouro Preto (SRE-OP2). This work aims to present the profile of these professionals and focus on how their initial training process was constituted.
Subject: Ensino Superior
Pedagogia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76340
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://mestrados.uemg.br/ppgeduc-anais-6-seminario/category/136-6-eixo-iii-formacao-de-professores-e-curriculo-integrado?download=713:relatos-de-pedagogos-da-sre-op-sobre-sua-formacao-inicial
metadata.dc.relation.ispartof: Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente / Simpósio Educação Formação e Trabalho
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATOS DE PEDAGOGOS DA SRE-OP SOBRE SUA FORMAÇÃO INICIAL.pdfA.pdf221.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.