Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76342
Type: Artigo de Periódico
Title: O que determina a escolha por um curso? um estudo sobre os motivos, os aspectos e as razões que conduziram pedagogos a optarem pelo curso de pedagogia
Other Titles: What determine the choice for a course? A study on the reasons, the aspects and the reasons leading teachers to go by pedagogy course
Authors: Nilzilene Imaculada Lucindo
Regina Magna Bonifácio Araújo
Abstract: Este artigo apresenta um estudo construído a partir dos textos obtidos em entrevistas semiestruturadas, realizadas com pedagogos, em que se verificaram os aspectos que levaram esses profissionais a se identificarem com a área educacional, a cursar Pedagogia e optarem ou não por esta profissão, caso fizessem a escolha hoje. O texto é um recorte dos dados coletados para uma pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. A metodologia, de cunho biográfico, fez uso de um questionário, que buscou identificar o perfil dos pedagogos e uma entrevista semiestruturada, elaborada nesta perspectiva, que procurou explicitar as vozes dos sujeitos que narraram suas histórias, experiências, seus contextos, as influências sofridas e suas escolhas. Os resultados indicaram os vários aspectos que conduziram os pedagogos a se identificarem com a área educacional: a opção pessoal e o gosto pela área educacional; o desejo e o sonho de criança; a influência da família e até mesmo a falta de opção. Sobre a motivação para cursar Pedagogia, para a maioria, o curso de Magistério foi decisivo. Quanto à escolha por uma profissão hoje, 90% dos entrevistados optariam novamente pelo curso. A abordagem adotada permitiu explicitar sentimentos e representações acerca das escolhas dos pedagogos e evidenciou que a opção pelo curso sofreu influência das questões de gênero, tempo histórico e espaço geográfico, além de outras referências.
Abstract: This article presents a study built from the texts obtained from semi-structured interviews conducted with teachers, where there have been aspects that led these professionals to identify with the educational area, to attend Pedagogy and opt or not for this profession if they did the choice today. The text is an excerpt of the data collected for a Master's research developed in the Graduate Education UFOP Program. The methodology, biographical nature, made use of a questionnaire, which sought to identify the profile of pedagogues and a semi-structured interview, designed in this perspective, which sought to explain the voices of the subjects who narrated their stories, experiences, their contexts, suffered influences and your choices. The results indicated the various aspects that led the pedagogues to identify with the educational area: a personal choice and taste for educational area; the desire and the child's dream; the influence of the family and even the lack of choice. About the motivation to study pedagogy, for most, the course of the Magisterium was decisive. As for the choice of a profession today, 90% of respondents would choose again the course. The approach adopted has highlighted feelings and representations about the choices of pedagogues and showed that the choice of course was influenced by gender, historical time and geographical space, as well as other references.
Subject: Pedagogia
Ensino Superior
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76342
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/255
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Pedagogia em Foco
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO.pdfA.pdf2.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.