Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76353
Type: Dissertação
Title: Financiamento coletivo na universidade: uma análise sobre o estímulo de capacidades colaborativas
Other Titles: Crowdfunding at universities: an analysis of stimulating collaborative capabilities
Authors: Dilian Caiafa Moreira Lopes de Faria
First Advisor: Renata Simões Guimarães e Borges
First Co-advisor: Daniel Fernandes Macedo
metadata.dc.contributor.advisor-co2: http://lattes.cnpq.br/8758395845049687
First Referee: Viviane de Souza Alves
Second Referee: Martín Gómez Ravetti
Third Referee: Camila Maciel Mantovani
Abstract: Resgatado como um fenômeno que surge das relações interpessoais antes mesmo da institucionalização monetária, o financiamento coletivo se dá no espaço das interações, no qual projetos de interesse coletivo são apoiados financeiramente por públicos diversos. Em sua configuração contemporânea, a prática se dá no ambiente digital, com o aparato de plataformas online, no qual a visibilidade de um projeto consegue extrapolar as barreiras físicas e alcançar a multidão. Assim, o financiamento coletivo presume uma inteligência coletiva, na qual realizador e multidão interagem de formas diversas. Projetando esses arranjos para o contexto da universidade, a prática estimula reconfigurações de recursos ligados às noções de sentir, aprender e transformar. São novas capacidades dinâmicas incorporadas por todos os atores envolvidos que se dão no fluxo das ações realizadas na experiência. Para compreender como as capacidades dinâmicas estimuladas pelo financiamento coletivo promovem a interação entre universidade e sociedade, esta pesquisa analisa a campanha <Renasce Museu=. Promovida pelo Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (MHNJB-UFMG), a iniciativa é a primeira que teve envolvimento direto de pesquisadores, além do corpo administrativo da Universidade, e alcançou contribuintes ao redor do Brasil, bem como fora do país. Com foco nas interações entre os atores envolvidos, o método de investigação trabalhou entrevistas de aprofundamento, questionários e métricas do ambiente digital, resultando na validação do fluxo de capacidades colaborativas propostas por Fehrer e Nenonen (2020): a visão, que se concentra nas atividades iniciais para formação da rede de públicos; a modelagem dinâmica de negócios, ligada à adaptação e absorção de recursos para a prática do financiamento coletivo; o engajamento que cria laços com os públicos aderentes; e a continuidade social dos benefícios estimulados pela campanha. Os resultados configuram o financiamento coletivo como uma prática de intermediação criativa que aproxima universidade e sociedade, trazendo relações mais integradoras.
Abstract: Retaked as a phenomenon that arises from interpersonal relationships even before monetary institutionalization, crowdfunding takes place in the space of interactions, where projects of collective interest are financially supported by different audiences. In its contemporary configuration, the practice takes place in the digital environment, with the apparatus of online platforms, which the visibility of a project extrapolates physical barriers and reach the crowd. Therefore, crowdfunding assumes a collective intelligence, as the entrepreneur and the crowd interact in different ways. Designing these arrangements for the university context, the practice stimulates reconfigurations of resources linked to the notions of feeling, learning and transforming. These are new dynamic capabilities incorporated by all the actors involved that take place in the flow of actions carried out in the experience. To understand how the dynamic capabilities stimulated by crowdfunding promote the interaction between university and society, this research analyzes the <Renasce Museu= campaign. Promoted by the Museum of Natural History and Botanical Garden of the Universidade Federal de Minas Gerais (MHNJB-UFMG), the initiative is the first to have direct involvement of researchers, in addition to the university's administrative structure, and has reached contributors throughout Brazil and outside the country. Focusing on the interactions between the actors involved, the investigation method worked with in-depth interviews, questionnaires and metrics of the digital environment, resulting in the validation of the flow of collaborative capabilities proposed by Fehrer and Nenonen (2020): the vision, which focuses on the initials activities for the formation of the public network; dynamic business modeling, linked to the adaptation and absorption of resources for the practice of crowdfunding; the engagement that creates bonds with the adhering audiences; and the social continuity of the benefits stimulated by the campaign. The results configure crowdfunding as a creative intermediation practice that brings university and society closer, proposing more integrative relationships.
Subject: Inovação
Universidades
Financiamento Governamental
Financiamento de Capital
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76353
Issue Date: 30-May-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Dilian Caiafa.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.