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dc.contributor.advisor1Guilherme Menezes Lagept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7291980478992375pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Erickson Rangel do Nascimentopt_BR
dc.contributor.advisor-co2Pedro Santos Pinto Gamitopt_BR
dc.contributor.referee1Angela Maria Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Paula Luciana Scalzopt_BR
dc.contributor.referee3Lidiane Aparecida Fernandespt_BR
dc.contributor.referee4Bárbara de Paula Ferreirapt_BR
dc.creatorJoana Andrade Ramalho Pintopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9365905413674947pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-11T18:08:41Z-
dc.date.available2024-09-11T18:08:41Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76355-
dc.description.abstractAs we age, our ability to integrate sensory information gradually decreases, leading to a decline in cognitive and motor functions. This decline implies the loss of functional independence and failure to manage the most basic daily activities. Immersive virtual reality (IVR) applications based on instrumental activities of daily living (IADL) can potentially prevent cognitive and motor decline in active older people, as it allows for a more naturalistic sensorimotor integration. This integrative approach facilitates an adaptive closed loop, in which the brain adjusts its sensorimotor and spatial representation to the virtual environment modulated by perceptual, motor and cognitive load, magnifying the effect on task performance. However, the efficiency of this method is still a matter of debate. The study aimed to investigate the effect of cognitive-motor training in an immersive virtual environment for active older adults using behavioral and electrophysiological measures. Twenty-seven volunteers of both sexes participated in the study, with a mean age of 67.52 ± 6.70 years, randomly allocated to the cognitive-motor training group in the RVI (TG; n = 15) and the control group (CG; n = 12). The intervention lasted five weeks, during which the TG underwent ten sessions of 30 minutes each on the IADL platform, Systemic Lisbon Battery (SLB). In the same period and frequency, the CG watched ten videos with different themes about active aging. The groups were evaluated and compared in the pre and post-intervention test regarding visuospatial working memory using the Corsi Blocks Test (CBT), manual dexterity using the Grooved Pegboard Test (GPT), and spatial learning and memory in the RVI using the virtual test analogous to the Morris Maze (LMv). Electroencephalographic recordings were used to assess cognitive effort (engagement index and mental workload index) during the tests. After completing the training, the TG was evaluated on their experience and exposure to IVR. Inferential analyses indicated significant improvement in visuospatial working memory, and spatial learning in IVR. There were no significant differences between groups in manual dexterity and cognitive effort evaluations. The acceptability of the instruments and the full adherence of the TG participants to the immersive training were also confirmed. The findings suggest that cognitive-motor training in RVI can improve visuospatial skills by exposing active older adults to an enriched virtual environment, designed for instrumental activities of daily living.pt_BR
dc.description.resumoÀ medida que envelhecemos, nossa capacidade de integrar informações sensoriais diminui gradativamente, levando a um declínio nas funções cognitivas e motoras. Este declínio implica na perda da independência funcional e em falhas para gerenciar as atividades mais básicas do cotidiano. As aplicações de realidade virtual imersiva (RVI) baseadas em atividades instrumentais da vida diária (AIVD) podem, potencialmente, prevenir o declínio cognitivo e motor em pessoas idosas ativas, pois permite uma integração sensório-motora mais naturalista. Essa abordagem integrativa facilita um circuito fechado adaptativo, no qual o cérebro ajusta sua representação sensório-motora e espacial ao ambiente virtual modulado pela carga perceptual, motora e cognitiva, ampliando o desempenho da tarefa pelo usuário. No entanto, a eficiência desta abordagem ainda é motivo de debate. O presente estudo teve como objetivo investigar o efeito do treinamento cognitivo-motor em uma RVI para pessoas idosas ativas por meio de parâmetros comportamentais e eletrofisiológicos. Participaram do estudo 27 voluntários, de ambos os sexos, com idade média de 67,52 ± 6,70 anos, alocados aleatoriamente no grupo de treinamento cognitivo-motor através da RVI (GT, n = 15) e no grupo controle (GC, n = 12). A intervenção foi realizada ao longo de cinco semanas, durante as quais cada indivíduo do GT realizou dez sessões de 30 minutos, duas vezes por semana na plataforma AIVD Systemic Lisbon Battery (SLB). O GC assistiu dez vídeos com temáticas diversas sobre envelhecimento ativo durante o mesmo período e com mesma frequência. Os grupos foram avaliados e comparados no pré e pós-intervenção quanto à memória de trabalho visuoespacial utilizando o Teste de Blocos de Corsi (TBC), destreza manual pelo Grooved Pegboard Test (GPT) e aprendizagem e memória espacial no RVI por meio do teste virtual análogo ao Labirinto Morris (LMv). Os registros eletroencefalográficos (EEG) foram utilizados para avaliar o esforço cognitivo (índice de engajamento e índice de carga de trabalho mental) durante os testes. Após concluir o treinamento, o GT foi avaliado com base em sua experiência e exposição ao RVI. As análises inferenciais indicaram uma melhora significativa do GT para memória de trabalho visuoespacial e para aprendizagem e memória espacial na RVI. Não houve diferenças significativas para destreza manual e esforço cognitivo entre os grupos. Foi verificada também a aceitabilidade dos instrumentos e a adesão total por parte dos participantes do GT ao treinamento imersivo. Em conjunto, os achados obtidos sugerem que o treinamento cognitivo-motor em RVI pode melhorar as habilidades visuoespaciais ao expor pessoas idosas ativas a um ambiente virtual enriquecido projetado para atividades instrumentais da vida diária.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Neurociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRealidade virtual imersivapt_BR
dc.subjectTreinamento cognitivo-motorpt_BR
dc.subjectEnvelhecimento ativopt_BR
dc.subjectFunções visuoespaciaispt_BR
dc.subjectEsforço cognitivopt_BR
dc.subject.otherNeurociênciaspt_BR
dc.subject.otherEnvelhecimentopt_BR
dc.subject.otherDisfunção Cognitivapt_BR
dc.subject.otherRealidade Virtualpt_BR
dc.subject.otherNavegação Espacialpt_BR
dc.titleO efeito do treinamento cognitivo-motor na realidade virtual imersiva para pessoas idosas: parâmetros comportamentais e eletrofisiológicospt_BR
dc.title.alternativeThe effect of cognitive-motor training in immersive virtual reality for older adults: behavioral and electrophysiological parameterspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2624-552Xpt_BR
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