Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76376
Type: Dissertação
Title: Abordagem integrada de microbiologia e infecções sexualmente transmissíveis contando com o protagonismo de estudantes do ensino médio
Authors: Fábio César Zuliani
First Advisor: Cleida Aparecida de Oliveira
First Referee: Karina Carvalho Mancini
Second Referee: Tânia Mara Segatelli
Abstract: A ocorrência e a descoberta de diversas novas doenças e o desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos de doenças preocupantes, como Aids e sífilis, vêm fazendo com que muitos indivíduos em plena atividade sexual negligenciem cuidados com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O tema tem perdido força no campo educacional, principalmente, com relação a discussões sobre sua profilaxia. Percebe-se que existe grande lacuna na educação brasileira, que apesar de reconhecer a importância de trabalhar a sexualidade como Tema Transversal no ambiente escolar, apresenta abordagem superficial das IST, prejudicando a formação de uma reflexão crítica da realidade pelos estudantes. Pelo fato de grande parte dos alunos do Ensino Médio serem indivíduos que estão iniciando sua vida sexual, a disciplina Biologia torna-se importante oportunidade para que os alunos possam se inteirar sobre os agentes patológicos, formas de contágio, prevenção e tratamentos de IST. Estratégias de ensino diferenciadas e envolventes direcionadas a esse público-alvo devem ser melhor exploradas. Diante disso, no presente trabalho exploramos uma estratégia de ensino e aprendizagem das IST a partir do estudo sobre os microrganismos, estimulando amplo protagonismo dos alunos, para que esses pudessem dar significado a sua aprendizagem, integrando os dois temas. A execução dessa estratégia, explorando a argumentação e o compartilhamento de opiniões, partindo de informações atuais e baseadas em evidências, permitiu a interação entre os pares e a aprendizagem colaborativa, resultando em significativa melhora na compreensão sobre microrganismos e IST, evidenciada por questionário de avaliação da sequência didática aplicada; pelas argumentações e respostas às dúvidas e questionamentos levantados e que foram resolvidos pelos pares; pelas observações pertinentes manifestadas nas rodas de conversa; e pela qualidade das estratégias de comunicação sobre IST (re)emergentes por eles elaboradas, as quais compuseram o evento escolar “Conscientização contra Aids e IST: saiba se prevenir”. A sequência didática desenvolvida, além de constituir produto da pesquisa, também serviu de base para a elaboração do e-book interativo “Infecções Sexualmente Transmissíveis - conhecer para prevenir e cuidar”, o qual foi avaliado por 179 docentes de Ciências/Biologia de diferentes regiões do país, sendo a avaliação muito positiva. Os resultados alcançados na pesquisa permitem concluir que a estratégia de ensinoaprendizagem atingiu os objetivos propostos, envolvendo ativamente os estudantes na construção de conhecimentos integrativos de microbiologia e IST.
Abstract: The occurrence and discovery of several new diseases and the development of new drugs and treatments of worrying diseases, such as AIDS and syphilis, have caused many individuals in full sexual activity to neglect care for sexually transmitted infections (STI). Furthermore, the theme has lost strength in the educational field, especially in relation to the discussions about its prophylaxis. There is a large gap in Brazilian education, which despite recognizing the importance of working on sexuality as Cross-cutting Themes in the school environment, presents a superficial approach to STIs, hindering the formation of a critical reflection of reality by the students. Considering that most high school students are individuals who are starting their sex life, the discipline Biology becomes an important opportunity for them to learn about the pathological agents, forms of contagion, prevention, and treatments of STI. Differentiated and engaging teaching strategies aimed at this target audience should be better explored. Therefore, in this work we explore a STI teaching and learning strategy starting from the study of microorganisms, and stimulating broad protagonism of students, so that they could give meaning to their learning, by integrating microorganism and STI. The execution of this strategy, by exploring the argumentation and sharing opinions, based on current and evidence-based information, allowed peers interaction and collaborative learning. The strategy resulted in a significant improvement in the understanding of microorganisms and STI themes, evidenced by a questionnaire evaluating the didactic sequence applied; by the arguments and answers to the questions raised and that were resolved by peers; by the pertinent observations expressed in the conversation circles; and by the quality of the communication strategies on STI (re)emergent elaborated by them, which composed the school event "Awareness against AIDS and STI: know how to prevent". The didactic sequence developed, in addition to being a product of the research, also served as the basis for the elaboration of the interactive e-book "Sexually Transmitted Infections - knowing to prevent and care" which was evaluated by 179 Science/Biology teachers from different regions of the country. The positive evaluation made by teachers and students and the results achieved in the research allow to conclude that the teaching-learning strategy has reached the proposed objectives, actively involving students in the construction of integrative knowledge of microbiology and STI.
Subject: Ensino - Biologia
Prevenção de Doenças
Educação Sexual
Doenças Sexualmente Transmissíveis
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76376
Issue Date: 29-May-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons