Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76394
Type: Artigo de Periódico
Title: Ensinando sobre plantas medicinais na escola
Other Titles: Ensinando sobre plantas medicinais na escola
Authors: Juliana C. Barros
Juliana de Paula Souza
Marina Scopel
Maria da Graça Lins Brandão
Abstract: É inquestionável o grande potencial das plantas medicinais do Brasil, tanto para uso doméstico quanto para o desenvolvimento de produtos inovadores. No entanto, a vegetação nativa do país passa por intenso processo de destruição, iniciada com a exploração do pau-brasil no século XVI, e seguida por uma sequência de ciclos econômicos altamente impactantes. Atualmente, os ricos ecossistemas brasileiros vêm sendo rapidamente destruídos pelo agronegócio, mineração e outras atividades econômicas consideradas “mais rentáveis”. As consequências desses processos sobre as plantas medicinais nativas são dramáticas: um estudo realizado pelo Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas (Ceplamt/UFMG), nos municípios da Estrada Real (MG) mostrou que, mesmo entre os habitantes mais idosos e moradores das áreas rurais, o conhecimento sobre os usos e benefícios das plantas nativas foi perdido (Brandão e Montemor, 2008)
Abstract: É questionável o grande potencial das plantas medicinais do Brasil, tanto para uso doméstico quanto para o desenvolvimento de produtos inovadores. No entanto, a vegetação nativa do país passa por intenso processo de destruição, iniciado com a exploração do pau-brasil no século XVI, e subsequentemente por uma sequência de ciclos econômicos altamente impactantes. Atualmente, os ricos ecossistemas brasileiros estão sendo rapidamente destruídos pelo agronegócio, mineração e outras atividades econômicas consideradas “mais rentáveis”. As consequências desses processos sobre as plantas medicinais nativas são dramáticas: um estudo realizado pelo Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas (Ceplamt/UFMG), nos municípios da Estrada Real (MG) mostrou que, mesmo entre os habitantes mais idosos e moradores das áreas rurais, o conhecimento sobre os usos e benefícios das plantas nativas foi perdido (Brandão e Montemor, 2008)
Subject: Plantas Medicinais
Farmacologia
Educação Básica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAR - DEPARTAMENTO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76394
Issue Date: 2022
metadata.dc.url.externa: https://www.revista-aflora.com.br/ano2-vol2-n2
metadata.dc.relation.ispartof: A Flora
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ensinando sobre plantas medicinais na escola.pdfA.pdf154.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.