Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76408
Type: Artigo de Evento
Title: A visão dos estudantes quanto a suportes de divulgação científica no estudo de uma questão sociocientífica
Other Titles: The student's perspective as for supports of scientific dissemination supports in the study of a socio-scientific question
Authors: Daniela Freitas de Abreu
Guilherme da Silva Lima
Abstract: Esse trabalho apresenta uma análise de entrevistas feitas com alunos do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública de Belo Horizonte, após o estudo do tema Energia em que o rompimento da barragem de fundão é usado como questão sociocientífica. As entrevistas foram realizadas após a leitura de reportagens sobre o assunto em dois momentos distintos. Através da análise microgenética, separamos as entrevistas em unidades, buscando entender a visão do estudante quanto aos suportes de divulgação científica por ele apreciados e como as questões sociocientíficas tem sido abordadas em seu cotidiano. Esse trabalho corrobora a relevância do uso de tais questões em ambientes formais de ensino uma vez que amplia o saber científico para uma aplicação moral, ética, histórica e social.
Abstract: This work presents an analysis of interviews with first year high school students in a public school in Belo Horizonte, in the study of the topic Energy in which the teacher uses as a central focus a socio-scientific issue relevant to the region of Minas Gerais Gerais, which was the rupture of the foundation dam, in the municipality of Bento Rodrigues in Mariana-MG. The interviews were conducted after reading reports on the subject at two different times. Through the microgenetic analysis, we separated the interviews into units, seeking to understand the student's view of the scientific dissemination he appreciated and how socioscientific issues have been approached in their daily lives. This work corroborates the relevance of the use of such questions in formal educational environments since it extends scientific knowledge to a moral, ethical, historical and social application.
Subject: Divulgação científica
Ciências (Ensino médio) - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76408
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/busca_1.htm?query=A+vis%C3%A3o+dos+estudantes+quanto+a+suportes+de+divulga%C3%A7%C3%A3o+cient%C3%ADfica+no+estudo+de+uma+quest%C3%A3o+sociocient%C3%ADfica
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.