Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76419
Type: Dissertação
Title: Corpo, teatro e educação: saberes do corpo em movimento
Authors: William Francisco de Paulo
First Advisor: Gabriela Córdova Christófaro
First Referee: Arnaldo Leite Alvarenga
Second Referee: Maurílio Andrade Rocha
Third Referee: Tiago de Brito Cruvinel
Abstract: O artigo resulta de uma pesquisa cujo objetivo foi desenvolver uma proposta pedagógica para o ensino-aprendizagem do componente curricular Arte/Teatro na educação básica, com um enfoque no 9º ano do Ensino Fundamental. Propôs-se o ensino-aprendizagem de teatro a partir de ideias de corpo, movimento e educação, em Klauss Vianna (2005), da noção de experiência educativa também em Klauss Vianna, conforme Alvarenga (2009), e da premissa da integralidade do corpo, que, por sua vez, está inserido no mundo (KASTRUP, 2008). A proposta pedagógica se estrutura em torno da percepção corporal, da experimentação de possibilidades de movimento e da criação, pautando as individualidades, a relação entre os estudantes, e destes com o contexto. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa foi de caráter qualitativo e exploratório, conforme Gil (2010). Compreendeu-se que a proposta pedagógica se apresenta como possibilidade para o ensino-aprendizagem de teatro na educação básica, em uma perspectiva que valoriza a autonomia do estudante e a percepção do adolescente de si mesmo e do meio que o circunda, seu contexto e suas experiências de vida.
Abstract: The article is the result of research whose objective was to develop a pedagogical proposal for the teaching-learning of Theater in basic education, with a focus on the final years of elementary school. The teaching-learning of theater was proposed based on ideas of body, movement and education, in Klauss Vianna (2005), the notion of educational experience in Klauss Vianna, according to Alvarenga (2009), and the premise of the integrality of the body, which, in turn, is embedded in the world (KASTRUP, 2008). The pedagogical proposal is structured around body perception, experimentation with possibilities of movement and creation, focusing on individualities, the relationship between students, and between students and the context. The methodology for developing the research was qualitative and exploratory in nature, according to Gil (2010). It was understood that the pedagogical proposal presents itself as a possibility for the teaching-learning of theater in basic education, from a perspective that values the student's autonomy and the adolescent's perception of themselves and the environment that surrounds them, their context and their life experiences.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Teatro - Estudo e ensino
Movimento (Encenação)
Expressão corporal
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76419
Issue Date: 26-Feb-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO EM FORMATO DE ARTIGO WILLIAM FRANCISCO DE PAULO PROFARTES.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons