Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76428
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Magali Melleu Sehnpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780055113926905pt_BR
dc.contributor.referee1Helena Araujo Rodrigues Kanaanpt_BR
dc.contributor.referee2Cayo Vinicius Honorato da Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Emerson Dionisio Gomes de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee4Fabricio José Fernandinopt_BR
dc.creatorJuliana Pereira Sales Caetanopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2859555221121550pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-13T14:46:53Z-
dc.date.available2024-09-13T14:46:53Z-
dc.date.issued2024-05-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76428-
dc.description.abstractIn Brazil, over the past few decades, the presence of performative works in art fairs, galleries, salons, biennials, and both public and private collections has grown and become increasingly noticeable. Conversely, there is a need to optimize preservation guidelines concerning documentation protocols for this language. This is because it is common to find performances in museum collections with numerous informational gaps, many of which originate in the acquisition process. In this regard, this thesis aims to present proposals for guidelines to complement the documentation produced by artists, aiming to facilitate future acquisition. It emphasizes the relevance of considering the characteristics of each performance, which has a significant impact especially at the time of a reactivation. To illustrate, the performances “Memória do Afeto” [Memory of Affection] by Beth Moysés and “Esmagamento Sensível” [Sensitive Crushing] by Marco Paulo Rolla are presented, which display distinct conceptual and immaterial aspects. For suggesting documentation protocols, the intentionality of the artists was considered in aspects such as: reactivation, acquisition, materiality, interaction with the public, documents of the action, relationship with space, and context. Methodological procedures included research in secondary sources, such as theoretical reviews from national and international references in the fields of Conservation and Restoration of Movable Goods, Art History, Museology, among other fields of knowledge; in addition to research on other works of art. Primary sources include consulting the artists' archives on the course and the versions of the performances.pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, nas últimas décadas, cresce e se torna cada vez mais sensível a presença de obras performáticas em feiras de arte, galerias, salões, bienais e coleções públicas ou particulares. Em contrapartida, faz-se necessário otimizar as diretrizes de preservação em relação aos protocolos de documentação para essa linguagem. Isso porque é comum casos de performances em acervos de museus com diversas lacunas informacionais, muitas delas originadas ainda no processo de aquisição. Nesse tocante, esta tese objetiva apresentar propostas de diretrizes para complementar a documentação produzidas pelos artistas, visando facilitar uma aquisição futura. Ressalta-se a relevância de considerar as características de cada performance, o que apresenta impacto principalmente no momento de uma ativação. Para ilustrar, apresentam-se as performances “Memória do Afeto” de Beth Moysés e “Esmagamento Sensível” de Marco Paulo Rolla, as quais apresentam aspectos conceituais e imateriais distintos. Para sugestão de protocolos de documentação, levou-se em consideração a intencionalidade dos artistas em aspectos como: ativação, aquisição, materialidade, interação com o público, documentos da ação, relação com o espaço e contexto. Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisas em fontes secundárias, tais como: revisão teórica a partir de referências nacionais e internacionais nos campos da Conservação e Restauração de Bens Móveis, História da Arte, Museologia, entre outros campos do conhecimento; além pesquisas sobre outras obras. As fontes primárias incluem consulta aos arquivos dos artistas sobre o percurso e as versões das performances.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerformance.pt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectDocumentaçãopt_BR
dc.subjectEntrevista com artistapt_BR
dc.subject.otherPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.otherArquivos de artept_BR
dc.subject.otherMemória na artept_BR
dc.subject.otherArtes e sociedadept_BR
dc.subject.otherArtistas brasileiros - Séc. XXIpt_BR
dc.subject.otherArte moderna - Séc. XXIpt_BR
dc.titleUm olhar sobre a documentação de performances não institucionalizadas: estudo de caso de “Memória do afeto” de Beth Moysés e “Esmagamento sensível” de Marco Paulo Rollapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERSÃO FINAL Tese_Juliana Caetano_UFMG.pdf10.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.