Modelos de avaliação de viabilidade, governança em megaprojetos e a aplicabilidade das metodologias 5CM e FEL em projetos de infraestrutura: o caso RNEST
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Universidade Federal de Minas Gerais
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Tese de doutorado
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José Leomar Fernandes Júnior
Rodolfo Gomes Benevenuto
Fabiano Mezadre Pompermayer
Rodolfo Gomes Benevenuto
Fabiano Mezadre Pompermayer
Resumo
Grandes empreendimentos frequentemente acarretam custos elevados, demandam um extenso período de execução e consomem recursos consideráveis. Ao examinarmos os modelos de governança em diferentes nações, podemos identificar abordagens para aprimorar a gestão de projetos no Brasil. Este estudo visa a promover uma implementação eficiente da governança em projetos de infraestrutura, propondo melhorias que auxiliem na tomada de decisões mais precisas quanto ao uso dos recursos públicos. Isso resultaria em vantagens competitivas, atrairia investimentos, promoveria o crescimento econômico, fomentaria a sustentabilidade e geraria empregos. Processos de Governança como 5CM e FEL, focados na aplicação de métodos de análise de viabilidade que consideram aspectos técnicos, econômicos e ambientais, são apresentados para embasar propostas de aprimoramento da governança. Compreender a importância da racionalização no processo decisório, os desafios enfrentados e as soluções adotadas por outras nações para melhorar a gestão de investimentos públicos é essencial para essa discussão e para a sugestão de aprimoramentos na governança no contexto brasileiro. A experiência adquirida com o Projeto RNEST serviu como uma lição sobre a necessidade de estudos aprofundados na tomada de decisão, bem como sobre como a corrupção e os preconceitos podem influenciar nesse processo. Entrevistas realizadas com os participantes desse projeto revelaram desafios em comum e enfatizaram a importância de reestruturar a governança, além de ressaltar os benefícios alcançados com a implementação de metodologias como FEL e 5CM, que contribuem para ganhos significativos.
Abstract
Large-scale projects always involve high costs, lengthy execution times, and considerable resources. By analyzing governance across different countries, we can identify ways to enhance project management in Brazil. This work contributes to the effective implementation of governance in infrastructure projects, suggesting improvements to assist in making more assertive decisions regarding the use of public resources, resulting in competitive advantages, investments, economic growth, sustainability, and job creation. Governance processes such as 5CM and FEL, focused on applying feasibility analysis methods considering technical, economic, and environmental aspects, are presented to support proposals for governance enhancement. Understanding the importance of rationalization in the decision-making process, the challenges faced, and the paths taken by countries to improve the management of public investments is essential for this discussion and suggestion of governance enhancement in the Brazilian context. The experience of the RNEST Project served as a lesson on the importance of studies in decision-making and how corruption and biases can interfere in this process. Interviews with those involved in the process revealed shared challenges and highlighted the need to reorganize governance and the gains achieved with the implementation of methodologies such as FEL and 5CM, which contribute to significant gains.
Assunto
Engenharia de produção, Governança, Viabilidade econômica, Custo-benefício, Projetos de engenharia, Investimentos públicos, Processo decisório, Gestão de projetos
Palavras-chave
Estudos de viabilidade, Five case model, Front end loading, Análise de custo-benefício, Infraestrutura
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