Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/76482
Tipo: Dissertação
Título: Conhecimentos e atitudes de pais e de professores diante do transtorno específico de aprendizagem com foco na dislexia: adaptação de instrumento
Título(s) alternativo(s): Knowledge and attitudes of parents and teachers towards specific learning disorder with a focus on dyslexia: instrument adaptation
Autor(es): Ana Paula Rocha
Primeiro Orientador: Ângela Maria Vieira Pinheiro
Primeiro membro da banca : Hani Camille Yehia
Segundo membro da banca: Profa. Thamara Suzi dos Santos
Resumo: O desenvolvimento infantil deve ser compreendido de forma abrangente, considerando os fatores físicos, sociais, emocionais, cognitivos e comportamentais. Identificar precocemente problemas em qualquer uma dessas áreas é crucial para minimizar dificuldades de aprendizagem. A presente Dissertação de Mestrado é caracterizada por dois estudos com uma metodologia de natureza exploratória e aplicada, com desenvolvimento em tempo transversal. O Estudo 1 teve como objetivo o desenvolvimento dos passos iniciais para a elaboração de um instrumento para avaliar e mensurar o conhecimento e atitude de pais e de professores diante do Transtorno Específico de Aprendizagem (TEAp), com foco na dislexia. As questões (e seus respectivos itens) desse instrumento foram construídas a partir da mescla das versões para pais e professores do Questionário sobre Transtorno específico de Aprendizagem (EHTF, 2010), respectivamente traduzidas e adaptados para o português e contexto brasileiros por Braga (2020) e De Paula (2019). Nesse processo, foram eliminadas as sobreposições de informações e excluídas as questões e itens considerados não pertinentes para a proposta de elaboração de um instrumento voltado para a dislexia e que atendesse dois públicos: pais e professores. Em paralelo, com base no aprofundamento da bibliografia sobre dislexia e o impacto da pandemia da COVID-19 na aprendizagem, novas questões e itens foram adicionados ao novo instrumento. O resultado do Estudo 1 foi a compilação do instrumento intitulado Questionário para pais e professores – Versão pré-análise por juízes. Essa versão inicial, constituída de 17 questões e de 124 itens, representa o primeiro passo na elaboração do instrumento final Questionário sobre o conhecimento e atitudes de pais e educadores sobre a dislexia, a ser concluído em estudos posteriores. O Estudo 2 teve como objetivo prover evidências de validade de conteúdo iniciais do instrumento criado no Estudo 1, que foi submetido a nove juízes especialistas. Apesar das limitações discutidas, no geral, houve concordância entre os juízes a respeito da pertinência do instrumento no que se refere à mensuração do conhecimento de pais e professores sobre a Dislexia. Com base nos feedbacks recebidos o instrumento será aprimorado e submetido tanto à população-alvo quanto a novos juízes. Após esses procedimentos futuras pesquisas deverão ainda serem conduzidas para a exploração de outras fontes de evidência psicométrica de fidedignidade e de validade para Questionário sobre o conhecimento e atitudes de pais e educadores sobre a dislexia.
Abstract: Child development must be understood comprehensively, considering physical, social, emotional, cognitive and behavioral factors. Identifying problems in any of these areas early is crucial to minimizing learning difficulties. This Master's Thesis is characterized by two studies with an exploratory and applied methodology, with development in transversal time. Study 1 aimed to develop the initial steps for the development of an instrument to evaluate and measure the knowledge and attitude of parents and teachers towards Specific Learning Disorder (TEAp), with a focus on dyslexia. The questions (and their respective items) of this instrument were constructed from a mix of the versions for parents and teachers of the Questionnaire on Specific Learning Disorder (EHTF, 2010), respectively translated and adapted into Portuguese and the Brazilian context by Braga (2020) and De Paula (2019). In this process, overlapping information was eliminated and questions and items considered not relevant to the proposal to develop an instrument aimed at dyslexia and that served two audiences: parents and teachers, were excluded. In parallel, based on the deepening of the bibliography on dyslexia and the impact of the COVID-19 pandemic on learning, new questions and items were added to the new instrument. The result of Study 1 was the compilation of the instrument entitled Questionnaire for parents and teachers – Pre-analysis version by judges. This initial version, consisting of 17 questions and 124 items, represents the first step in the development of the final instrument Questionnaire on the knowledge and attitudes of parents and educators about dyslexia, to be completed in subsequent studies. Study 2 aimed to provide evidence of initial content validity of the instrument created in Study 1, which was submitted to nine expert judges. Despite the limitations discussed, in general, there was agreement among the judges regarding the relevance of the instrument with regard to measuring the knowledge of parents and teachers about Dyslexia. Based on the feedback received, the instrument will be improved and submitted to both the target population and new judges. After these procedures, future research should also be conducted to explore other sources of psychometric evidence of reliability and validity for the Questionnaire on the knowledge and attitudes of parents and educators about dyslexia.
Assunto: Neurociências
Dislexia Adquirida
Distúrbio Adquirido da Leitura
Transtorno de Aprendizagem Específico
Métodos de Avaliação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76482
Data do documento: 27-Dez-2023
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