Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76521
Type: Artigo de Periódico
Title: Ciência, poesia, filosofia: diálogos críticos da teoria à sala de aula
Other Titles: Science, poetry, philosophy: critical dialogs from theory to classroom
Ciencia, poesía, filosofía: diálogos críticos de la teoría hasta en el aula
Authors: Guilherme da Silva Lima
João Eduardo Fernandes Ramos
Luis Paulo Carvalho Piassi
Abstract: Este artigo apresenta contribuições teóricas e empíricas para discutir o uso de poesias na educação científica. As contribuições teóricas perpassam pelas discussões entre: a ciência, a arte e o ensino; a imaginação e a criação nas atividades literárias e científicas; e as interfaces entre a estética e a cognição. As contribuições empíricas analisam poesias produzidas por estudantes do 9º ano do ensino fundamental em aulas de Ciências. As análises baseiam-se nas contribuições teórico-metodológicas propostas por Vigotski, que permitiram a produção de três categorias para analisar as poesias produzidas, a saber: questionamento da realidade, questionamento do saber humano e posicionamento responsivo. Os poemas exibiram diferentes orientações para a realidade, com emprego de conceitos trabalhados em sala de aula para sustentar os posicionamentos dos estudantes. Tal fato nos mostra a apropriação de ferramentas culturais (conceitos), visto que há o uso das mesmas em um contexto autônomo. As análises indicam que as poesias contemplaram aspectos cognitivos, emocionais e responsivos frente aos assuntos abordados, ao passo que sugerem que o uso de poesias em práticas didáticas de ciências pode contribuir com o desenvolvimento da formação crítica dos estudantes.
Abstract: This article presents theoretical and empirical contributions to discuss the use of poetry in science education. The theoretical contributions broach the discussions between: science, art and teaching; imagination and creation in literary and scientific activities; and the interfaces between aesthetics and cognition. The empirical contributions analyze poetry produced by students of the last year of middle school in science classes. The poems used concepts taught in the classroom to support the students’ position who presented different orientations to reality. This fact indicates the appropriation of cultural tools (concepts), since they are used in an autonomous context. The analyzes are based on the theoretical-methodological contributions proposed by Vygotsky, which allowed the production of three categories to analyze the poetry produced, namely: questioning of reality, questioning of human knowledge and responsive positioning. The analyzes indicate that the poems have contemplated cognitive, emotional and responsive aspects in relation to the subjects addressed, while they suggest that the use of poetry in science education can contribute to the development of the critical formation of the students.
Subject: Ciências - Ensino
Poesia
Arte e ciência
Ensino fundamental
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.1590/0102-4698215986
URI: http://hdl.handle.net/1843/76521
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37819/29482
metadata.dc.relation.ispartof: Educação em Revista
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CIÊNCIA, POESIA, FILOSOFIA DIÁLOGOS CRÍTICOS DA TEORIA À SALA DE AULA.pdf425.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.