Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76537
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rafael Zambelli de Almeida Pintopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9871583737296654pt_BR
dc.contributor.referee1Fabianna Resende de Jesus Moraleidapt_BR
dc.contributor.referee2Fabiane Ribeiro Ferreirapt_BR
dc.creatorDaniela Silva Magalhãespt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0734554237298018pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-17T13:25:22Z-
dc.date.available2024-09-17T13:25:22Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76537-
dc.description.abstractQuestion: Is an online educational program based on international clinical guidelines effective in modifying physical therapists’ beliefs about managing lower back pain? Study Design: Randomized clinical trial with concealed allocation and intention-totreat analysis. Participants: 106 physical therapists treating patients with low back pain. Intervention: The intervention group received an online educational program based on international clinical guidelines, with access for 6 weeks. The control group received no intervention, only minimal information about the educational program at the time of recruitment. Measured Outcomes: The primary outcome was beliefs about lower back pain measured through the Modified Back Beliefs Questionnaire. Secondary outcomes included the Back Pain Attitudes Questionnaire and two questions assessing the perceived need for imaging exams for patients with low back pain. Participants were reassessed at 6 weeks. Results: For the primary outcome, a the group who received the online educational program increased 7.6 (95%CI: 5.1; 10.1) compared to the control group, meaning that the intervention was able to improve back pain beliefs. Similar results favoring the intervention group was found for the Back Pain Attitudes Questionnaire and the questions about imaging exams. Conclusion: The online educational program, based on international clinical guidelines, was effective in improving physical therapists’ beliefs regarding the management of back pain.pt_BR
dc.description.resumoPergunta: Um programa educativo online baseado em diretrizes clínicas internacionais é eficaz para modificar crenças de fisioterapeutas sobre o manejo do dor lombar? Desenho de estudo: Ensaio clínico aleatorizado, com alocação sigilosa e análise por intenção de tratar. Participantes: 106 fisioterapeutas, que atendem pacientes com dor lombar. Intervenção: O grupo intervenção recebeu um programa educativo online, baseado em diretrizes clínicas internacionais, com acesso por 6 semanas. O grupo controle foi instruído e orientado a continuar exercendo suas atividades normalmente. Desfechos mensurados: O desfecho primário foi crenças sobre dor lombar mensurado por meio do Questionário Modificado de Crenças de Dor Lombar. Desfechos secundários foram Questionário de Atitudes de Dor nas Costas e duas questões sobre a necessidade da prescrição de exames de imagem para pacientes com dor lombar. Os participantes foram reavaliados após 6 semanas. Resultados: Para o desfecho primário, o grupo que recebeu o programa educativo online aumentou em média 7,6 (95%IC: 5,1; 10,1) pontos no Questionário de Crenças de Dor nas Costas Modificado comparado com o grupo controle, indicando que o programa foi capaz de promover crenças adequadas. Resultados semelhantes favorencendo o grupo intervenção foi encontrado para o Questionário de Atitudes de Dor nas Costas e para as questões sobre a necessidade da prescrição de exames de imagem. Conclusão: O programa educativo online, baseado em diretrizes clínicas, foi eficaz para modificar crenças de fisioterapeutas sobre o manejo da dor lombar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectdor lombarpt_BR
dc.subjectcrençaspt_BR
dc.subjectfisioterapeutaspt_BR
dc.subjectfisioterapiapt_BR
dc.subjectensaio clínico aleatorizadopt_BR
dc.subject.otherDor lombarpt_BR
dc.subject.otherFisioterapeutaspt_BR
dc.subject.otherCrençaspt_BR
dc.titleEficácia de um programa educativo online para modificar crenças sobre dor lombar em fisioterapeutas: ensaio clínico aleatorizadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2025-12-18-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EFICÁCIA DE UM PROGRAMA EDUCATIVO ONLINE PARA MODIFICAR CRENÇAS SOBRE DOR LOMBAR EM FISIOTERAPEUTAS ensaio clínico aleatorizado (1).pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-12-18
EFICÁCIA DE UM PROGRAMA EDUCATIVO ONLINE PARA MODIFICAR CRENÇAS SOBRE DOR LOMBAR EM FISIOTERAPEUTAS ensaio clínico aleatorizado1.73 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.