Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/76537
Tipo: Dissertação
Título: Eficácia de um programa educativo online para modificar crenças sobre dor lombar em fisioterapeutas: ensaio clínico aleatorizado
Autor(es): Daniela Silva Magalhães
Primeiro Orientador: Rafael Zambelli de Almeida Pinto
Primeiro membro da banca : Fabianna Resende de Jesus Moraleida
Segundo membro da banca: Fabiane Ribeiro Ferreira
Resumo: Pergunta: Um programa educativo online baseado em diretrizes clínicas internacionais é eficaz para modificar crenças de fisioterapeutas sobre o manejo do dor lombar? Desenho de estudo: Ensaio clínico aleatorizado, com alocação sigilosa e análise por intenção de tratar. Participantes: 106 fisioterapeutas, que atendem pacientes com dor lombar. Intervenção: O grupo intervenção recebeu um programa educativo online, baseado em diretrizes clínicas internacionais, com acesso por 6 semanas. O grupo controle foi instruído e orientado a continuar exercendo suas atividades normalmente. Desfechos mensurados: O desfecho primário foi crenças sobre dor lombar mensurado por meio do Questionário Modificado de Crenças de Dor Lombar. Desfechos secundários foram Questionário de Atitudes de Dor nas Costas e duas questões sobre a necessidade da prescrição de exames de imagem para pacientes com dor lombar. Os participantes foram reavaliados após 6 semanas. Resultados: Para o desfecho primário, o grupo que recebeu o programa educativo online aumentou em média 7,6 (95%IC: 5,1; 10,1) pontos no Questionário de Crenças de Dor nas Costas Modificado comparado com o grupo controle, indicando que o programa foi capaz de promover crenças adequadas. Resultados semelhantes favorencendo o grupo intervenção foi encontrado para o Questionário de Atitudes de Dor nas Costas e para as questões sobre a necessidade da prescrição de exames de imagem. Conclusão: O programa educativo online, baseado em diretrizes clínicas, foi eficaz para modificar crenças de fisioterapeutas sobre o manejo da dor lombar.
Abstract: Question: Is an online educational program based on international clinical guidelines effective in modifying physical therapists’ beliefs about managing lower back pain? Study Design: Randomized clinical trial with concealed allocation and intention-totreat analysis. Participants: 106 physical therapists treating patients with low back pain. Intervention: The intervention group received an online educational program based on international clinical guidelines, with access for 6 weeks. The control group received no intervention, only minimal information about the educational program at the time of recruitment. Measured Outcomes: The primary outcome was beliefs about lower back pain measured through the Modified Back Beliefs Questionnaire. Secondary outcomes included the Back Pain Attitudes Questionnaire and two questions assessing the perceived need for imaging exams for patients with low back pain. Participants were reassessed at 6 weeks. Results: For the primary outcome, a the group who received the online educational program increased 7.6 (95%CI: 5.1; 10.1) compared to the control group, meaning that the intervention was able to improve back pain beliefs. Similar results favoring the intervention group was found for the Back Pain Attitudes Questionnaire and the questions about imaging exams. Conclusion: The online educational program, based on international clinical guidelines, was effective in improving physical therapists’ beliefs regarding the management of back pain.
Assunto: Dor lombar
Fisioterapeutas
Crenças
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/76537
Data do documento: 18-Dez-2023
Término do Embargo: 18-Dez-2025
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFICÁCIA DE UM PROGRAMA EDUCATIVO ONLINE PARA MODIFICAR CRENÇAS SOBRE DOR LOMBAR EM FISIOTERAPEUTAS ensaio clínico aleatorizado (1).pdf
  Até 2025-12-18
EFICÁCIA DE UM PROGRAMA EDUCATIVO ONLINE PARA MODIFICAR CRENÇAS SOBRE DOR LOMBAR EM FISIOTERAPEUTAS ensaio clínico aleatorizado1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.