Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76563
Type: Artigo de Periódico
Title: Novas práticas e estratégias pedagógicas para a educação em saúde: análise de aplicação de sequências didáticas
Other Titles: New pedagogical practices and strategies for health education: analysis of the application of didactic sequences
Authors: Luciana de Pinho Tavares Sousa
Alexandre Diniz Silva
Iasmin Rabelo de Queiroz
Eduarda Maria Silva de Souza
Rafaella Cardoso Ribeiro
Janice Henriques da Silva Amaral
Abstract: O estudo promoveu o desenvolvimento, aplicação e avaliação de duas sequências didáticas voltadas para Educação em Saúde, em duas instituições públicas da educação básica, no contexto do ensino remoto, adotado em decorrência das medidas de controle à pandemia pelo novo coronavírus. A pesquisa teve abordagem qualitativa. A avaliação da experiência foi feita de forma processual, por meio da observação direta, com o intuito de fornecer a descrição das atividades aplicadas. No desenvolvimento das estratégias pedagógicas, optou-se por utilizar uma variedade de ferramentas tendo como referencial a Teoria da Aprendizagem Significativa e as tecnologias educacionais. As duas sequências didáticas abordaram conteúdos relacionados ao estudo dos sistemas orgânicos em temas de relevância para educação em saúde. Em relação aos resultados alcançados, na primeira Sequência Didática “Integração de sistemas do corpo humano”, 32 (80%) entenderam que os sistemas do corpo humano funcionam de maneira integrada e também, 28 (71%) entenderam que o sangue leva os nutrientes obtidos pela digestão dos alimentos para todos os sistemas orgânicos. Na segunda sequência “Efeitos da alimentação na saúde”, observou-se que as atividades de discussão, reflexão e construção do diário alimentar, realizadas pelos estudantes, demonstraram eficiência no cumprimento de sua proposta inicial. Foram produzidos 15 diários culinários ao longo da sequência didática. A equipe considera que as atividades propostas possibilitaram a integração de conhecimentos novos e prévios e promoveram a familiarização com os processos cognitivos para adoção de novas estratégias de aprendizagem.
Abstract: The studypromoted the development, application and evaluation of two didactic sequences directed towards Health Education, in two public institutions of basic education, in the context of remote teaching, adopted as a consequence of the control measures for the pandemic by the new coronavirus. The research had a qualitative approach. The evaluation of the experience was done in a procedural way, by means of direct observation, in order to provide the description of the activities applied. In the development of pedagogical strategies, the option was chosen to use a variety of tools based on the Theory of Significant Learning and educational technologies. The two didactic sequences covered contents related to the study of the organic systems in themes of relevance for health education. In relation to the results achieved, in the first "Integrating systems of the human body", 32 (80%) understood that the systems of the human body work in an integrated way and also, 28 (71%) understood that blood takes the nutrients obtained by digesting food to all organic systems. In the second sequence "Effects of food on health", it was observed that the activities of discussion, reflection and construction of the diary, carried out by the students, demonstrated efficiency in complying with their initial proposal. 15 culinary diaries were produced throughout the didactic sequence. The team considers that the proposed activities they have enabled the integration of new and previous knowledge and fostered familiarization with cognitive processes for the adoption of new learning strategies.
Subject: Aprendizagem
Didática
Pedagogia
Educação em Saúde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n8-034
URI: http://hdl.handle.net/1843/76563
Issue Date: 2023
metadata.dc.url.externa: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/2597
metadata.dc.relation.ispartof: Foco
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS.pdFA.pdf212.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.