Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/76567
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Retextualização: do curta-metragem à história em quadrinhos
Título(s) alternativo(s): Retextualization: from short film to comic strip
Autor(es): Renata Amaral de Matos Rocha
Carlos Roberto Porto
Resumo: Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a prática da retextualização como recurso favorecedor da escrita de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, na escola. Essa prática possibilita o contato prévio dos educandos com textos a serem produzidos por eles e oportuniza a compreensão deles sobre o contexto de produção e recepção textual. Neste estudo, os estudantes retextualizaram o curta-metragem La Luna em histórias em quadrinhos. A proposta consistiu na mudança de gênero textual e na manutenção da tipologia narrativa, pois, na pesquisa, focalizamos, especificamente, a apreensão da composição do tipo textual narrativo por parte dos informantes, no âmbito de suas produções textuais. Para tanto, adotamos a abordagem teórica sociointerativista, com base em Bronckart (1999), Antunes (2010), Marcuschi (2008) e Ribeiro (2013). Os resultados desta pesquisa evidenciam que a grande maioria dos educandos conseguiu estruturar seu texto narrativo de modo coerente e demonstrou ter apreendido como pode se dar a construção do esquema narrativo.
Abstract: This article presents the results of the research on the practice of retextualization as a resource that favors the writing of students of the 6th year of elementary school, at school. This practice makes it possible for students to have prior contact with texts to be produced by them and provides an opportunity for their understanding of the context of producing and receiving these texts. In this study, students retextualized the short film La Luna into comic books. The proposal consisted of changing the textual genre and maintaining the narrative typology, since, in the research, we focused specifically on the apprehension of the composition of the narrative textual type by the informants, within the scope of their textual productions. For this, we adopted the theoretical socio-interactive approach, based on Bronckart (1999), Antunes (2010), Marcuschi (2008) and Ribeiro (2013). The results of this research show that the vast majority of students were able to structure their narrative text in a coherent way and demonstrated that they learned how to build the narrative scheme.
Assunto: Narrativas
Educação Básica
Intertextualidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/0102-46926188
URI: http://hdl.handle.net/1843/76567
Data do documento: 2023
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/edur/a/3YBpx4MPQ4TmDWWSmxY6fvr/
metadata.dc.relation.ispartof: Educação em Revista
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RETEXTUALIZAÇÃO,pdfA.pdf541.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.