Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/76583
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Lazeres marginais e contemporaneidade: instigando e dialogando na pós-graduação stricto-sensu
Título(s) alternativo(s): Marginalized leisure and contemporaneity: instigating action and conversation as part of postgraduate course
Autor(es): César Teixeira Castilho
Resumen: O objetivo desse estudo porta sobre um relato de experiência vivenciado no transcorrer de uma disciplina optativa intitulada “Lazeres Marginais e Contemporaneidade” estruturada no âmbito de um Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu. Visando ampliar as discussões das práticas de lazeres etiquetadas socialmente como “marginais”, preconizou-se articulações teóricas com autores(as) ainda pouco explorados(as)no campo específico dos Estudos do Lazer de sorte que novas perspectivas analíticas, sobretudo menos dicotômicas, sejam empreendidas empiricamente. Para além dos novos diálogos conceituais, observou-se igualmente avanços didáticos no manejo quanto ao engajamento da turma, bem como críticas e sugestões no que tange à operação de novos métodos de pesquisa. Em suma, trata-se de uma experiência valiosa sob à égide dialógica empregada e à troca amistosa oriunda do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The objective of this study is based on an experience report lived during an elective discipline entitled “MarginalizedLeisure and Contemporaneity” structured within the scope of a Stricto-SensuPostgraduate Program. Aiming to broaden the discussions of leisure practices socially labeled as “marginal”, theoretical articulations with authors still little explored in the specific field of Leisure Studies were advocated, so that new analytical perspectives, especially less dichotomous ones, are empirically undertaken. In addition to the new conceptual dialogues, there were also didactic advances in the management of class engagement, as well as criticisms and suggestions regarding the operation of new research methods. In summary, it is a valuable experience under the dialogic approachemployed and the friendly exchange arising from the teaching-learning process.
Asunto: Lazer
Educação - Pós-graduação
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.35699/2447-6218.2023.45728
URI: http://hdl.handle.net/1843/76583
Fecha del documento: 2023
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/45728
metadata.dc.relation.ispartof: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
LAZERES MARGINAIS E CONTEMPORANEIDADE.pdf856.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.