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Type: Monografia (especialização)
Title: Instrumentos de avaliação, intervenções, barreiras e facilitadores ambientais para a participação na comunidade de crianças e adolescentes com paralisia cerebral: revisão de escopo
Authors: Raniele Rodrigues Rabelo
First Advisor: Erica Cesário Defilipo
metadata.dc.contributor.advisor2: Kamila Pacheco Martins
Abstract: RESUMO Introdução: A paralisia cerebral (PC) é um grupo de distúrbios do desenvolvimento que afeta permanentemente o movimento e a postura, geralmente decorrentes de lesões não progressivas do sistema nervoso central que ocorrem durante os períodos pré, peri ou pós-natal. Essa condição de saúde pode resultar em deficiências em estruturas e funções do corpo, limitações na atividade e restrição na participação. Em especial, no domínio da participação, as crianças com PC participam menos em atividades da comunidade, em comparação com seus pares com desenvolvimento típico, e essa participação diminui com o aumento da idade. Objetivo: Realizar levantamento e análise da literatura sobre os instrumentos de mensuração da participação na comunidade, descrever as intervenções que podem contribuir para a participação na comunidade e identificar barreiras e facilitadores ambientais presentes nos estudos. Métodos: A busca bibliográfica foi conduzida entre maio de 2023 e agosto de 2023 nas bases de dados Pubmed, Scielo e Embase. As palavras-chave utilizadas foram "barriers", "facilitators", "participation", "social participation", "community participation", e "cerebral palsy", empregando suas respectivas expressões em inglês e incluídos estudos publicados entre 2013 e 2023. Resultados: Foram incluídos cinco artigos, sendo todos ensaios clínicos aleatorizados. Nos artigos analisados, houve maior prevalência do tipo de PC espástica, unilateral e nível de GMFCS I. Os instrumentos utilizados para avaliar a participação foram PEM-CY, COPM, CP QOL, PODCI, LIFE H e GAS. As principais barreiras encontradas no estudo foram acessibilidade, juntamente com a limitação da mobilidade. Já os facilitadores que favoreceram a participação foram o apoio da comunidade e a localização geográfica. Os estudos ressaltam a importância de intervenções personalizadas precoce, considerando não apenas as limitações físicas, mas também os fatores ambientais e sociais, visando a inclusão e o potencial das crianças com PC. Conclusão: Em relação à participação de crianças e adolescentes com (PC) é de suma importância intervenções precoces e individualizadas, levando em consideração os fatores sociais e ambientais. Abordagens multidisciplinares e centradas nas crianças e adolescentes são cruciais para promover inclusão e participação ativa. Facitadoress como apoio familiar, adaptação do ambiente e acesso a tecnologias assistivas são fundamentais, embora desafios como a acessibilidade e a escassez de estudos sobre os níveis GMFCS IV e V ainda persistam. Palavras-chave: Paralisia cerebral; Participação; Ambiente; Barreiras; Facilitadores; CIF. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.
Abstract: Introduction: Cerebral palsy (CP) is a group of developmental disorders that permanently affect movement and posture, typically resulting from non-progressive lesions of the central nervous system occurring during the prenatal, perinatal, and postnatal periods. This health condition can lead to impairments in body structures and functions, activity limitations, and participation restrictions. Specifically, in the domain of participation, children with CP engage less in community activities compared to their typically developing peers, and this participation decreases with age.Objective: To identify and describe the barriers and facilitators that restrict community participation of children and adolescents with CP. Methods: A literature search was conducted between May 2023 and August 2023 in the PubMed, Scielo, and embase databases. The keywords used were "barriers," "facilitators," "participation," "social participation," "community participation," and "cerebral palsy," employing their respective English expressions, and included studies published between 2013 and 2023. Results: Five articles were included, all randomized clinical trials. The analyzed articles showed a higher prevalence of spastic CP type, unilateral involvement, and GMFCS level I. The instruments used to assess participation included PEM-CY, COPM, CP QOL, PODCI, LIFE H, and GAS. The main barriers found in the study were accessibility and mobility limitations. On the other hand, facilitators that favored participation were community support and geographical location. The studies emphasize the importance of early personalized interventions, considering not only physical limitations but also environmental and social factors, aiming at the inclusion and potential of children with CP. Conclusion: Regarding the participation of children and adolescents with CP, early and individualized interventions considering social and environmental factors are of utmost importance. Multidisciplinary and child-centered approaches are crucial for promoting inclusion and active participation. Facilitators such as family support, environmental adaptation, and access to assistive technologies are fundamental, although challenges like accessibility and the scarcity of studies on GMFCS levels IV and V persist.
Subject: Paralisia cerebral
Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde
Fisioterapia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76603
Issue Date: 21-Jun-2024
Appears in Collections:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

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