Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76604
Type: Tese
Title: Programa domiciliar individualizado remoto durante a pandemia da COVID-19: análise dos efeitos da intervenção na funcionalidade diária de crianças com deficiência e percepção dos cuidadores e profissionais de reabilitação
Authors: Rachel Helena Silva de Oliveira
First Advisor: Marina de Brito Brandão
First Referee: Marisa Cotta Mancini
Second Referee: Katia Marina Penido Bueno
Third Referee: Maríra Ferreira do Amaral
metadata.dc.contributor.referee4: Bruna Silva Avelar
Abstract: Governos e setores de saúde de vários países adotaram mudanças significativas na regulamentação dos serviços de saúde no contexto da pandemia da COVID-19. Nesse momento, houve uma urgência na tomada de decisão para acompanhamento das famílias e continuidade na prestação de serviços de reabilitação pediátrica. Modelos de intervenção centrados na família, como programas domiciliares, podem ser uma alternativa de suporte às famílias durante o período de isolamento social. Programas domiciliares individualizados são definidos como atividades terapêuticas que a criança desempenha com a assistência dos pais e suporte de terapeutas, no ambiente de casa, com o objetivo de promover o desempenho funcional nas atividades diárias. Entretanto, pouco se sabe sobre o efeito de um programa domiciliar individualizado remoto implementado com crianças com deficiência durante o período de isolamento social no contexto brasileiro e sobre as percepções das famílias e profissionais acerca da implementação desse programa. Tais informações podem contribuir para o desenvolvimento de ações futuras de reabilitação infanto-juvenil. Objetivos: 1) Analisar os efeitos da intervenção de um programa domiciliar viabilizado por meio de uma plataforma online no desempenho e satisfação com o desempenho de objetivos funcionais de crianças e adolescentes com paralisia cerebral (PC); 2) Investigar a influência de fatores idade, sexo, habilidades funcionais, tipo de objetivos funcionais, nível de escolaridade dos pais e percepção do processo de cuidado, no desempenho e satisfação com o desempenho dos objetivos funcionais de crianças e adolescentes com PC; 3) Compreender os benefícios e desafios, na perspectiva das famílias e dos terapeutas, de um programa domiciliar individualizado remoto em uma instituição de reabilitação infantil durante o período da pandemia da COVID-19. Método: Famílias de crianças e adolescentes com PC atendidas durante a intervenção de um programa domiciliar remoto implementado na Associação Mineira de Reabilitação (AMR), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante 4 meses. Os teleatendimentos aconteciam semanalmente na plataforma Google Meet e tinham duração de aproximadamente 40 minutos. Os objetivos funcionais foram estabelecidos pela família por meio da aplicação da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM). Os escores de desempenho e de satisfação com o desempenho na COPM antes (T1), após (T2) e follow-up (T3) (3 meses após a intervenção), foram utilizados para análise inferencial (ex. teste de Friedman seguido pelo teste post-hoc de Conover, quando aplicável). O tamanho do efeito foi estimado a partir do coeficiente Cohen dentre os três momentos de intervenção (T1), (T2) e (T3). A avaliação da mínima diferença clinicamente importante (MDCI) no desempenho e a satisfação com o desempenho do objetivo funcional foi realizada por meio de análise descritiva, e o valor da diferença nas pontuações foi categorizado como “sim” (≥ 2 pontos no COPM) e “não” (<2 pontos em COPM). Análise univariada foi utilizada para identificar quais fatores independentes (ex. idade, sexo, nível de habilidades funcionais GMFCS, MACS e CFCS, tipo de objetivo funcional, nível de escolaridade do cuidador e percepção do processo de cuidado) poderiam estar associados a diferenças nos escores de desempenho e satisfação com desempenho nos períodos (T1), (T2) e (T3), e com o MDCI no desempenho e na satisfação com o desempenho do objetivo funcional estabelecido. Para a análise estatística foi utilizado o R “software”, versão 4.0.4, com o nível de significância 0,05. Além disso, 19 famílias de crianças com deficiência e 20 terapeutas (fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais) que participaram dos 4 meses de intervenção do programa domiciliar foram convidados a compartilharem as percepções sobre a intervenção, por meio de entrevista semiestruturada. Para os dados qualitativos foi realizada análise de conteúdo. Resultados: Foram observadas mudanças significativas no desempenho e satisfação com o desempenho de atividades diárias de crianças e adolescentes com PC. Nenhum dos fatores independentes foram associados as mudanças significativas nos desfechos. Relatos dos benefícios e desafios dos teleatendimentos foram explicitamente mencionados pelas famílias e profissionais. Conclusão: A implementação do programa domiciliar individualizado remoto teve desfechos funcionais positivos para o desempenho funcional de crianças e adolescentes com deficiência. A participação ativa das famílias pode modificar o envolvimento com uma intervenção de reabilitação e no alcance de objetivos funcionais estabelecidos pela própria família. Famílias podem e devem fazer parte da equipe de reabilitação de seus filhos.
Abstract: Governments and health sectors in several countries have adopted significant changes in the regulation of health services in the context of the COVID-19 pandemic. At that moment, there was an urgency in decision-making strategies to monitor families and continue providing pediatric rehabilitation services. Family-centered intervention models, such as home-based programs, can be an alternative to support families during the period of social isolation. Home programs are defined as therapeutic activities that the child performs with the assistance of parents and support from therapists, at the home environment, with the aim of achieving better functional performance in daily activities. However, little is known about the effects of an individualized remote home program implemented with children with disabilities with the addition of the context of social isolation due to COVID-19 pandemic in Brazil and about the perceptions of families and professionals regarding the implementation of this type of program. Such information can contribute to the development of future child and youth rehabilitation actions. Objectives: 1) To analyze the effects of the individualized home program through an online platform on the performance and satisfaction with the performance of functional goals of children and adolescents with cerebral palsy (CP); 2) To investigate the influence of factors such as age, sex, functional abilities, type of functional objectives, parental education level and perception of the care process, on the performance and satisfaction with the performance of functional goals of children and adolescents with CP; 3) To understand the benefits and challenges, from the perspective of the family and therapists, of an individualized remote home program in a pediatric rehabilitation institution during the period of the COVID-19 pandemic. Methods: Families of children and adolescents with CP treated in a remote home program implemented at the Associação Mineira de Reabilitação (AMR), in partnership with Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), for 4 months. Teleservices took place weekly on the Google Meet platform and lasted approximately 40 minutes. Functional goals were established by the family through the application of the Canadian Occupational Performance Measure (COPM). The performance and satisfaction scores with performance on the COPM before (T1), after (T2) and follow-up (T3) (3 months after the intervention), were used for inferential analysis. Results: Significant changes were observed in the performance and satisfaction with the performance of daily activities of children and adolescents with CP. Reports of the, benefits and challenges of the intervention were explicitly mentioned by the families and professionals. Conclusion: The implementation of the remote individualized home program had positive functional outcomes for children and adolescents with disabilities. The active participation of families can foster their involvement with the rehabilitation and the achievement of functional goals. Families should be part of their children's rehabilitation team.
Subject: COVID-19 (Doença)
Crianças com deficiência
Paralisia cerebral
Reabilitação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76604
Issue Date: 7-Jun-2024
metadata.dc.description.embargo: 7-Jul-2025
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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