Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/76610
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Aplicabilidade da aprendizagem diferencial na prevenção e reabilitação de lesões de LCA: uma revisão narrativa
Autor(es): Sabrina Oliveira Melo
Primeiro Orientador: Vitor Leandro da Silva Profeta
Resumo: A ruptura do LCA é uma das lesões mais estudadas atualmente na área esportiva, devido à sua incidência relativamente alta (Kay et. al, 2017) e suas consequências a curto e longo prazo(Von Porat et. al, 2004, Mather et. al, 2013, Niederer et. al, 2018). Uma particularidade dessa lesão é que na maioria dos casos ela ocorre sem contato ou com contato indireto (Della Villa et. al, 2020), o que indica que responderia bem aos programas de prevenção. Apesar de na literatura estarem bem estabelecidos padrões biomecânicos associados à ruptura do LCA, programas de prevenção voltados para mudança desses padrões por meio de aprendizagem motora ainda são pouco estudados. Recentemente com o aumento da aplicação da teoria de sistemas dinâmicos na área de aprendizagem motora, teorias que se pautam em maior variabilidade de movimento têm ganhado força, uma dessas é a Aprendizagem diferencial. Assim, essa revisão sistemática buscou investigar a aplicabilidade da aprendizagem motora na redução de fatores de risco biomecânicos associados à lesões de LCA. A busca foi realizada no portal PubMed em setembro de 2023 e 4 artigos foram incluídos no estudo. Os resultados indicam que a aprendizagem diferencial e o aumento da variabilidade de prática apresenta melhores resultados para reduzir fatores de risco para lesões primárias e secundárias de LCA do que abordagens clássicas baseadas em repetição. OS resultados ainda são escassos, com todos os artigos incluídos sendo publicados nos últimos 5 anos, isso indica a necessidade de mais estudos para confirmar os achados e elucidar possíveis mecanismos.
Abstract: ACL rupture is one of the most studied injuries currently in the sports , due to its relatively high incidence (Kay et. al, 2017) and its short and long-term consequences (Von Porat et. al, 2004, Mather et. al , 2013, Niederer et. al, 2018). A particularity of this injury is that in most cases it is a noncontact or indirect contact injury (Della Villa et. al, 2020), which suggests that it should respond well to prevention programs. Although biomechanical patterns associated with ACL rupture are well established in literature, prevention programs aimed at changing these patterns through motor learning are still rarely studied. Recently, with the increased use of the Dynamic Systems Theory in the field of motor learning, theories that are based on greater movement variability have gained strength, one of which is Differential Learning. Thus, this systematic review sought to investigate the applicability of motor learning in reducing biomechanical risk factors associated with ACL injuries. The search was carried out on PubMed in September of 2023 and 4 articles were included in the study. The results indicate that differential learning and increased practice variability provide better results for reducing risk factors for primary and secondary ACL injuries than classical repetition-based approaches. The results are still scarce, with all included articles being published in the last 5 years, which indicates the need for more studies to confirm the findings and elucidate possible mechanisms.
Assunto: Ligamento cruzado anterior - Ferimentos e lesões
Joelhos - Ferimentos e lesões
Reabilitação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
Curso: Curso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76610
Data do documento: 22-Jun-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia



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