Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76621
Type: Tese
Title: Pequenas dramaturgias: imaginar mundos possíveis
Authors: Charles Valadares Tomaz de Araújo
First Advisor: Marina Marcondes Machado
First Referee: Ricardo Carvalho de Figueiredo
Second Referee: Luciana Hartmann
Third Referee: Fabíola Freire Saraiva de Melo
metadata.dc.contributor.referee4: Ademilson de Sousa Soares
Abstract: A tese nasce do desdobramento da minha trajetória como artista e pesquisador das Artes da Cena, na qual entrelacei teatro, infância e educação. Apresenta estudo realizado a partir de três etapas fundamentais: escrita de nove histórias, em diálogo com caminhos criativos do autor italiano Gianni Rodari; compartilhamento dessas histórias, por meio de dez encontros realizados com nove crianças vinculadas à associação Casa de Gentil – Culturas e Convívios, localizada em minha cidade natal (Raposos-MG), na direção de transformar o material criado a partir da experiência vivida e escrita de dramaturgias atravessada pelos olhares infantis. Assim, compartilho na tese, brevemente, a trajetória da Casa de Gentil, revelo o processo criativo das nove histórias e realizo a construção de uma fenomenologia dos modos de ser e estar das crianças participantes da pesquisa, a partir da análise da experiência vivida, tendo como bússola seis existenciais (Machado, 2010b): corporalidade, linguisticidade, espacialidade, outridade, temporalidade e mundaneidade. Ao final, apresento três pequenas dramaturgias criadas a partir dessa análise e trago diretrizes para uma educação estética popular como Política Cultural. A tese, além de contribuir para pensar as relações entre dramaturgia e infância, poderá fomentar processos artístico-educativos realizados para e com crianças.
Abstract: The thesis arises from the unfolding of my trajectory as an artist and researcher of the Performing Arts, in which I intertwined theater, childhood and education. It presents a study carried out based on three fundamental stages: the writing of nine stories, in dialogue with the creative paths of the Italian author Gianni Rodari; sharing these stories, through ten workshops held with nine children linked to the association Casa de Gentil – Culturas e Convívios, located in my hometown (Raposos-MG), in the direction of transforming the material created from the experience of the vivid and writing dramaturgy through children’s eyes. Thus, in this thesis, I briefly share the trajectory of Casa de Gentil, revealing the creative process of new stories and building a phenomenology of the ways of being of the children participating in the research, based on the analysis of the lived experience, having as a compass six existentials (Machado, 2010b): corporeality, linguistics, spatiality, otherness, temporality and worldliness. In the end, I present three small aesthetic dramas created from this analysis and provide guidelines for popular education as Cultural Policy. The thesis, in addition to contributing to thinking about the relationships between dramaturgy and childhood, can encourage artistic-educational processes carried out for and with children.
Subject: Recepção teatral
Crianças na arte
Teatro - Estudo e ensino
Artes cênicas
Teatro na educação
Artes e crianças
Criação (Literária, artística, etc.)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76621
Issue Date: 1-Mar-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese - Pequenas dramaturgias - Charles Valadares - 15-08-2024.pdf6.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.