Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76642
Type: Artigo de Periódico
Title: A apresentação de conceitos em um livro de divulgação científica infantil: o caso Isaac no mundo das partículas
Other Titles: Presentation of concepts in a children’s science communication book: the case of Isaac no mundo das partículas
La presentación de conceptos en un libro de divulgación científica infantil: el caso de “Isaac no mundo das partículas”
Authors: João Felipe Viana de Araújo
Guilherme da Silva Lima
Sheila Alves de Almeida
Abstract: Este trabalho objetiva analisar as ideias e conceitos científicos presentes na obra de divulgação científica voltada para o público infantil “Isaac no Mundo das Partículas”, escrita por Elika Takimoto. Partimos das contribuições da psicologia histórico-cultural sobre os conceitos potenciais, espontâneos e científicos, buscando compreender as relações e formas de significação das ideias científicas apresentadas pela obra. Foram selecionados e analisados trechos do livro no qual conceitos científicos ou ideias-chave estavam presentes. A palavra foi considerada a unidade de análise e os resultados indicaram que o livro mobiliza diversas significações e estruturações lógico-abstratas (conceituais) para formalizar elaborações mais complexas e conceitos científicos. A análise dos conceitos: átomo, partícula e vácuo, indicou estratégias para a produção de sentido, que contemplaram a: contextualização, curiosidade, disputas argumentativas, uso de conceitos espontâneos, uso da história da ciência etc.
Abstract: This work aims to analyze the scientific ideas and concepts present in the science communication book aimed at the child’s public “Isaac in the World of Particles”, written by Elika Takimoto. We start from the contributions of historical-cultural psychology on the potential, spontaneous and scientific concepts, seeking to understand the relations and forms of meaning of the scientific ideas presented by the work. Excerpts from the book in which scientific concepts or key ideas were present were selected and analyzed. The unit of analysis was the word. The results indicated that the book mobilizes several meanings and logical-abstract (conceptual) structures to formalize complex elaborations and scientific concepts. The analysis of the concepts: atom, particle and vacuum, indicated strategies for the meaning production, which contemplated: argumentative disputes, contextualization, curiosity, history of science, spontaneous concepts etc.
Subject: Divulgação científica
Literatura infantil
Conceito
Ciência - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.1590/1983-21172022240136
URI: http://hdl.handle.net/1843/76642
Issue Date: 2023
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/epec/a/6Kr8xg9v8DFXggJSR4wDw3B/
metadata.dc.relation.ispartof: Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.