Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76670
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Paula Ferreira Pedrosopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2531412916563460pt_BR
dc.contributor.referee1Heli Sabino de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Hércules Tolêdo Corrêapt_BR
dc.creatorAna Karina Ladeira Gomespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0523857901922735pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-19T11:34:36Z-
dc.date.available2024-09-19T11:34:36Z-
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76670-
dc.description.abstractThe research presented here aimed to explore the impact of the covid-19 pandemic on education, with a specific focus on Youth and Adult Education (EJA) and the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs). The central object of the research was to analyze how the pandemic has affected the educational process of EJA students and how TDICs have been integrated into pedagogical practices to mitigate these effects. The methodology adopted was qualitative in nature, involving fieldwork and detailed analysis of a specific school, called Metropolitan School C. Data collection included semi-structured interviews with EJA students and document analysis. The results of the research indicate that, during the pandemic, there was a significant adaptation in pedagogical practices, with teachers developing new remote teaching strategies. TDICs have emerged as essential tools, but they have also revealed inequalities of access and technical challenges. The research revealed that, despite efforts to keep education active, many EJA students faced significant difficulties, including withdrawal from school due to financial and technological issues. Finally, it should be noted that the researcher's experience and the learning acquired during the scientific investigation provided valuable insights into resilience and innovation in education in times of crisis. This research can contribute to the improvement of pedagogical practices with regard to the use of TDICs, especially in the context of EJA, through the product generated from this investigation consisting of a booklet with basic notions for learning Word and Power Point software and for developing internet searches.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa ora apresentada visou explorar o impacto da pandemia de covid-19 na educação, com foco específico na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O objeto central da pesquisa foi analisar como a pandemia afetou o processo educacional dos estudantes da EJA e de que maneira as TDICs foram integradas nas práticas pedagógicas para mitigar esses efeitos. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com a realização de trabalhos de campo e análise detalhada de uma escola específica, denominada Escola Metropolitana C. A coleta de dados incluiu entrevistas semiestruturadas com estudantes da EJA e análise documental. Os resultados da pesquisa indicam que, durante a pandemia, houve uma adaptação das práticas pedagógicas, com professores desenvolvendo novas estratégias de ensino remoto. As TDICs emergiram como ferramentas essenciais, mas também revelaram desigualdades de acesso e desafios técnicos. A pesquisa revelou que, apesar dos esforços para manter a educação ativa, muitos estudantes da EJA enfrentaram dificuldades significativas, incluindo afastamento escolar devido a questões financeiras e tecnológicas. Por fim, cabe destacar que a experiência da pesquisadora e o aprendizado adquirido durante a investigação científica oportunizaram valiosas percepções sobre a resiliência e a inovação na educação em tempos de crise. Esta pesquisa pode contribuir com o aprimoramento das práticas pedagógicas no que diz respeito ao uso das TDICs, sobretudo no contexto da EJA, por meio do produto gerado a partir da investigação, constituído por uma cartilha com noções básicas para o aprendizado dos softwares Word e Power Point e para o desenvolvimento de pesquisas na internet.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectTDICspt_BR
dc.subjectPandemia da Covid-19pt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectDesigualdade de acessopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.subject.otherCOVID-19 Pandemia, 2020pt_BR
dc.titleSujeitos da Educação de Jovens e Adultos e as tecnologias: o cotidiano pedagógico da EJA durante a pandemia em uma escola estadual na Região Norte de Belo Horizonte - MGpt_BR
dc.title.alternativeSubjects of Youth and Adult Education and technologies: the pedagogical daily life of EJA during the pandemic in a state school in the North of Belo Horizonte – MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0009-3318-2887pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Ana Karina - versão final.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons