Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76677
Type: Dissertação
Title: Recontextualização no ensino remoto: covid-19, docência e vulnerabilidade
Other Titles: Recontextualization in remote teaching: covid-19, teaching and vulnerability
Authors: Maxsuel Vieira Batista
First Advisor: Vanessa Regina Eleutério Miranda
First Referee: Ana Paula Andrade
Second Referee: Valeria de Oliveira Roque Ascenção
Third Referee: Ana Maria Alves Saraiva
Abstract: Os docentes no Brasil e no mundo tiveram suas vidas e práticas profissionais impactadas pela pandemia de covid-19. Em Minas Gerais, as aulas presenciais foram suspensas no dia 17 de março de 2020, e em 18 de maio de 2020 foram iniciadas as atividades remotas no Regime Especial de Atividades Não-Presenciais (REANP), basicamente alicerçado em três pilares: o Plano de Estudo Tutorado (PET), o programa televisivo Se Liga na Educação e o aplicativo digital Conexão Escola. Este estudo tem como objetivo a compreensão da atuação das/os professoras/es nos processos de recontextualização da política curricular oficialmente proposta, e da construção/utilização do discurso pedagógico, durante o período da pandemia de covid-19, para alunos em vulnerabilidade social, no contexto da implantação e execução do ensino remoto na rede pública estadual de Minas Gerais. De natureza qualitativa, a coleta de dados se deu por meio de entrevistas parcialmente estruturadas. A análise de dados envolveu a análise documental sob a perspectiva da Análise Crítica do Discurso. Espera-se que esse estudo possa contribuir na compreensão do processo de recontextualização, a fim de subsidiar a proposição de melhorias nas políticas públicas curriculares. E que amplie o entendimento das dificuldades enfrentadas pelas/os professoras/es de educação básica, em momentos emergenciais de atividades não presenciais, sobretudo em escolas onde a vulnerabilidade social foi potencializada pela pandemia de covid-19, para se pensar em ações que amenizem os impactos negativos desse período de emergência sanitária. Esse estudo também propõe como criação técnica um material de apoio para os docentes.
Abstract: Teachers in Brazil and around the world had their lives and professional practices impacted by the covid-19 pandemic. In Minas Gerais, face-to-face classes were suspended on March 17, 2020, and on May 18, 2020, remote activities began under the “Special Regime for Non-On-Campus Activities” (REANP), basically based on three pillars: the “Tutored Study Plan” (PET), the television program “Connect with Education”, and the digital “Connection School” application. This study aims to understand the role of teachers in the processes of recontextualization of the officially proposed curricular policy, and the construction/use of pedagogical discourse, during the period of the covid-19 pandemic, for students in social vulnerability, in the context of the implementation and execution of remote teaching in the state public education network of Minas Gerais. Of a qualitative nature, data collection was carried out through partially structured interviews. Data analysis involved document analyzed from the perspective of Critical Discourse Analysis. It is hoped that this study can contribute to the understanding of the recontextualization process, to subsidize the proposition of improvements in curricular public policies. And that broadens the understanding of the difficulties faced by basic education teachers, in emergency moments of non-face-to-face activities, especially in schools where social vulnerability was enhanced by the covid-19 pandemic, to think about actions hat mitigate the negative impacts of this period of health emergency.
Subject: Eduação
Ensino à distância
COVID-19 (Doença)
Planejamento educacional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76677
Issue Date: 24-Aug-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RECONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO covid-19, docência e vulnerabilidade.pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.