Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76682
Type: Tese
Title: Corporificar#5: uma proposta des(e)ducatica em dança
Other Titles: Embodyment #5: a de-(e)ducational proposal in dance
Authors: Nicole Blach Duarte de Carvalho
First Advisor: Arnaldo Leite de Alvarenga
First Referee: Ana Cristina Carvalho Pereira
Second Referee: Ana Maria Rodriguez Costas
Third Referee: Gabriela Córdova Christófaro
metadata.dc.contributor.referee4: Vanilto Alves de Freitas
Abstract: Esta tese originou-se do desejo de aprofundar os estudos desenvolvidos no mestrado no que tange a fundamentar uma abordagem artístico-pedagógica, que tem como eixo o ato de dançar, e de elaborar uma proposta de ensino em dança. Explora o ato de dançar enquanto acontecimento, buscando evidenciar sua interconexão com experiências e poéticas pessoais e investiga processos de ensino e de aprendizagem em dança a partir de práticas de criação e composição, tendo como referência o trabalho artístico Corporificar#. Qualitativa e de caráter exploratório, a pesquisa se apoia na abordagem autoetnográfica, considerando as experiências profissionais da pesquisadora no campo artístico e pedagógico da dança ao longo de vinte anos de trabalho na área, e tem como metodologia a prática como pesquisa. Propõe uma perspectiva “deseducativa” em dança, considerando o ato de dançar como um processo de desconstrução, invenção e desestabilização de padrões. Nesse sentido, se alinha a um pensamento contemporâneo de dança e tem como principais referências pressupostos da dança moderna e pós-moderna localizados em torno do Coletivo Judson Dance. Apresenta como principais aportes téoricos Anna Halprin (1995), Banes (1994; 1999; 2003), Dewey (2010), Gil (1997; 2001), Laban (1978; 1990), Mary Wigman (1966) e amplia diálogos tendo em vista os trabalhos de Keleman (1992; 1994; 2017). Almeja aprimorar uma abordagem prática e artística, focada no potencial expressivo do movimento, e apresentar uma proposta de ensino em dança que, ao incluir a autoconsciência e a percepção de si como elementos que constituem o microuniverso que dá forma ao ato dançante, possibilite expandir os saberes da dança na cena e para além dela, ampliando reflexões sobre processos de criação, de ensino e de aprendizagem na área.
Abstract: The research arises from the desire to deepen the studies developed in the master's degree in terms of basing an artistic-pedagogical approach, which has the act of dancing as its axis, and to elaborate a proposal for teaching in dance. It explores the act of dancing as an event seeking to highlight its interconnection with personal experiences and poetics and investigates teaching and learning processes in dance from practices of creation and composition with reference to the artistic work Embodying#. Qualitative and exploratory, the research is based on the autoethonographic approach, considering the researcher's professional experiences in the artistic and pedagogical field of dance over twenty years of work in the area, and its methodology is practice as research. It proposes a “deeducational” perspective on dance considering the act of dancing as a process of deconstruction, invention and destabilization of patterns. In this sense, it is aligned with contemporary dance thinking and has as main references assumptions of modern and postmodern dance located around the Judson Dance Collective. Its main theoretical contributions are Anna Halprin (1995), Banes (1994; 1999; 2003), Gil (1997; 2001), Dewey (2010), Laban (1978; 1990), Mary Wigman (1966) and expands dialogues in view of the works of Keleman (1992; 1994; 2017). It aims to improve a practical, artistic approach, focused on the expressive potential of movement and to present a proposal for teaching in dance that, by including self-awareness and self-perception as elements that constitute the microuniverse that shapes the dancing act, can expand knowledge of dance in the scene and beyond, increasing reflections about creative process, teaching and learning processes in the area.
Subject: Dança - Estudo e ensino
Aprendizagem experimental
Criação (Literária, artística, etc.)
Arte
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76682
Issue Date: 10-Jun-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Nicole - 22-08-24.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons