Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76697
Type: Artigo de Periódico
Title: Representações dos estudantes de enfermagem sobre sexualidade: entre estereótipos e tabus
Other Titles: Representations of nursing students about sexuality: between stereotypes and taboos
Representaciones de los estudiantes de enfermería sobre la sexualidad: entre estereotipos y tabúes
Authors: Trycia Ryane de Freitas Silva
Sabrina Emylle Torres Fernandes
Nemório Rodrigues Alves
Andreza Josiany Aires de Farias
José Antonio da Silva Júnior
Sheila Milena Pessoa dos Santos
Abstract: Considerando a sexualidade como parte fundamental da vida humana, esse estudo buscou compreender como os estudantes de enfermagem representam a sexualidade. Optou-se por estudo com delineamento qualitativo, ancorado na teoria das Representações Sociais. A população do estudo foi composta por acadêmicos do curso de graduação em uma instituição pública. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de grupo focal, orientado por um roteiro. A análise foi realizada como auxílio do IRaMuTeQ versão 0.7 alpha 2 e embasada na Análise de Conteúdo. A sexualidade foi representada como algo a ser velado no âmbito familiar e escolar. Apesar da formação ter se revelado como um fator que contribuiu na mudança de concepção sobre a sexualidade, sentimentos como vergonha e timidez se fizeram presentes durante as práticas dos estudantes, constatando que as representações se ancoram em estereótipos e tabus. Assim, é visível a necessidade de mais espaços de discussão no meio acadêmico e na sociedade, de forma que não se limite à teoria, mas que compreenda também a prática.
Abstract: Considering sexuality as a fundamental part of human life, the present study had the goal of understanding how Nursing students represent sexuality. We chose to make a qualitative research based on the Social Representation theory. The study sample was composed of undergraduate Nursing students enrolled in a public institution. The data collection was performed with the aid of the IRaMuTeQ software, version 0.7 alpha 2, and it was based on Content Analysis. Sexua-lity was represented as something that should remain hidden both in the context of school and within the family. Even though their training was a factor that contributed to their change in conception about sexua-lity, feelings such as shame and shyness were present during the practices of the students, which verified that the representations are based on stereotypes and taboos. Thus, there is a visible need for more spaces for discussions within the university and within society, but discussions that understand the practice, and are not limited to theory.
Subject: Sexualidade
Educação em enfermagem
Saúde sexual
Representação social
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00202
URI: http://hdl.handle.net/1843/76697
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/tes/a/T89cPgD6SvXvgF5c4ZMnkKt/#
metadata.dc.relation.ispartof: Trabalho, Educação e Saúde
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.