Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76707
Type: Tese
Title: Odiai-vos uns aos outros : cenas do discurso de ódio religioso no Instagram
Other Titles: Hate one another : religious hate speech scenes on Instagram
Authors: Gregory Pablo Rial Araújo
First Advisor: Carlos Magno Camargos Mendonça
First Referee: Ettore Stefani de Medeiros
Second Referee: Joana Ziller de Araujo Josephson
Third Referee: Felipe Viero Kollinski Machado Mendonça
metadata.dc.contributor.referee4: Marco Aurélio Máximo Prado
metadata.dc.contributor.referee5: Marco Antonio Torres
Geane Carvalho Alzamora
Abstract: O discurso de ódio contra pessoas LGBTQIA+ no Brasil tem aumentado com o passar do tempo e, geralmente, tem motivações religiosas. O cruzamento de diversos fatores sociais e culturais, tais como o intenso processo de midiatização e plataformização das relações humanas, a onda neoconservadora na política, a capitulação do discurso religioso cristão cada vez mais violento e moralmente rígido por correntes políticas de extrema direita e a presença cada vez mais intensiva e qualificada destas correntes religiosas e políticas na internet nos faz crer que a proliferação do ódio LGBTfóbico de cunho religioso é um fenômeno importante na dinâmica social brasileira e que as redes sociais digitais não são marginais neste processo. Assim, busca-se investigar de que maneiras o discurso de ódio LGBTfóbico de fundamentação religiosa cristã se engendra textualmente no Instagram, considerando os regimes de visibilidade e as especificidades da plataforma. O objetivo é compreender como as matrizes do discurso de ódio se materializam semioticamente nas textualidades do Instagram evocando signos e significados distintos que permitem comunicar o ódio e a repulsa às vidas LGBTQIA+ produzindo e reproduzindo violências a partir de uma base religiosa cristã. Para isso, no primeiro capítulo, busca-se uma compreensão jurídica, comunicacional e textual do discurso de ódio, abordando também questões relacionadas ao processo de midiatização, tecnologização e plataformização do cotidiano. No segundo capítulo, faz-se a identificação das matrizes do discurso de ódio a partir de um exercício teórico e hermenêutico de autores de diferentes áreas, como Carlin Emcke, Kolnai, Levinas, Adorno, Foucault, Butler, Freud dentre outros. Assim, elaboram-se três matrizes do discurso de ódio: afetivo-sentimental; epistemológico-metafísica; e sociopolítica. No terceiro capítulo, explicita-se a metodologia da pesquisa empírica que consiste num arranjo de três gestos metodológicos: a teoria dos afetos na pesquisa a partir de Moriceau, Marques, Martino e Mendonça como guia para a deambulação na plataforma e monitoramento dos perfis; o método da cena proposto por Rancière, como modo de organizar as textualidades qualitativamente; e a análise de textualidades visuais de Gonzalo Abril, a partir das categorias de visualidade – olhar – imaginário. No quarto, quinto e sexto capítulos, desenvolvem-se as três cenas textuais do discurso de ódio com a análise do corpus textual levantado para a tese composto de 50 postagens. Nessas cenas, são abordadas questões como o uso seletivo de signos que associam pessoas LGBTQIA+ ao mal e ao demônio, o uso de uma linguagem que alimenta pânico moral, a construção teórica da “ideologia de gênero”, as técnicas de exclusão e violência simbólica das pessoas LGBTQIA+ nas igrejas e o direcionamento da política e da conquista dos direitos civis para o viés religioso conservador. Por fim, concluímos que no Instagram o discurso de ódio se conforma a partir de um regime de visibilidade que valoriza a sutileza dos signos, o que não o torna menos violento, e demonstramos que a LGBTfobia de base cristã opera de diferentes formas na hostilização e violência contra aqueles que não se enquadram em sua forma de ver o mundo.
Abstract: Hate speech against LGBTQIA+ individuals in Brazil has been increasing over time, often motivated by religious reasons. The convergence of various social and cultural factors, such as the intense process of mediatization and the platformization of human relations, the neoconservative wave in politics, the capitulation of increasingly violent and morally rigid Christian religious discourse by far-right political currents, and the increasingly intensive and qualified presence of these religious and political currents on the internet lead us to believe that the proliferation of religiously motivated anti-LGBTQIA+ hate speech is a significant phenomenon in the Brazilian social dynamics, with digital social networks playing a non-marginal role in this process. Therefore, this study aims to investigate how anti-LGBTQIA+ hate speech rooted in Christian religious beliefs is textually manifested on Instagram, considering visibility regimes and platform-specific features. The goal is to understand how the frameworks of hate speech are semiotically materialized in Instagram textuality, evoking signs and meanings that communicate hate and repulsion towards LGBTQIA+ lives, thus producing and reproducing violence from a Christian religious base. To this end, the first chapter aims to understand the legal, communicative, and textual aspects of hate speech, also addressing issues related to the processes of mediatization, technologization, and platformization of everyday life. The second chapter identifies the frameworks of hate speech through a theoretical and hermeneutic exercise of authors from various fields such as Carlin Emcke, Kolnai, Levinas, Adorno, Foucault, Butler, Freud, among others. Thus, three frameworks of hate speech are developed: affective-emotional; epistemological-metaphysical; and sociopolitical. The third chapter outlines the methodology of the empirical research, which consists of a three-pronged methodological approach: the theory of affects in research, guided by Moriceau, Marques, Martino, and Mendonça for navigating the platform and monitoring profiles; the method of the scene proposed by Rancière, as a way of organizing textuality qualitatively; and the analysis of visual textuality by Gonzalo Abril, based on the categories of visuality—gaze—imaginary. In the fourth, fifth, and sixth chapters, three textual scenes of hate speech are developed with an analysis of the textual corpus gathered for the thesis, consisting of 50 posts. These scenes address issues such as the selective use of signs that associate LGBTQIA+ individuals with evil and the devil, the use of language that fuels moral panic, the theoretical construction of gender ideology, techniques of exclusion and symbolic violence against LGBTQIA+ individuals in churches, and the steering of politics and the acquisition of civil rights towards a conservative religious bias. Finally, we conclude that on Instagram, hate speech conforms to a visibility regime that values the subtlety of signs, which does not make it less violent, and demonstrate that Christian-based homophobia operates in various forms in the hostility and violence against those who do not fit into its worldview.
Subject: Comunicação - Teses
Discurso de ódio - Teses
Instagram (Rede social on-line) - Teses
Religião - Teses
Pessoas LGBTQ+ Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76707
Issue Date: 28-Jun-2024
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