Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76720
Type: Artigo de Periódico
Title: Manifestações de sexismo em aulas de ciências em decorrência do humor como estratégia pedagógica
Other Titles: Manifestations of sexism in science classes as a resultat of humor as a pedagogy strategy
Authors: Bárbara Elisa Santos de Carvalho Luz
Silvania Sousa do Nascimento
Abstract: O objetivo deste artigo é compreender como as relações de poder se constituem na emergência do sexismo em aulas de Ciências do Ensino Fundamental a partir do uso do humor como estratégia pedagógica. A metodologia consistiu em uma bricolagem engendrada por elementos da etnografia educacional e da análise de discurso. As ferramentas da etnografia utilizadas foram a observação imersiva, a descrição densa e a entrevista semiestruturada. Uma turma de oitavo ano foi acompanhada por dez meses e, em dezoito aulas, o/a docente lançou mão do humor como estratégia pedagógica reverberando em acontecimentos marcados pelo sexismo. A descrição densa dessas aulas passou por uma leitura frisada por princípios da análise do discurso de inspiração foucaultiana. Observou-se que, uma vez instaurado nas aulas, o sexismo promove uma série de afetações sobre os sujeitos e relações de poder marcadas pelo dimorfismo sexual, a rivalidade entre o feminino e masculino e a superioridade do masculino sobre o feminino. As condições inerentes a manifestações do sexismo estão atrelados à ação docente e os efeitos produzidos nos sujeitos escapam do controle do/ professor/a, podendo produzir, por exemplo, constrangimentos. Desse modo, o artigo contribui para o debate sobre a desnaturalização das questões de gênero na presença do humor como estratégia pedagógica em aulas de Ciências.
Abstract: This article aims to understand how relations are constituted in the emergence of sexism in Elementary School Science classes through humor as a pedagogical strategy. The methodology consisted of a bricolage engendered by educational ethnography and discourse analysis elements. The ethnographic tools used were immersive observation, dense description and semi-structured interviews. An eighth-grade class was followed for ten months, and, in eighteen classes, the teacher used humor as a pedagogical strategy, reverberating in events marked by sexism. The dense description of these classes underwent a reading highlighted by principles of discourse analysis inspired by Foucault. It was observed that, once established in classes, sexism promotes a series of effects on subjects and power relations marked by sexual dimorphism, the rivalry between the feminine and masculine and the superiority of the masculine over the feminine. The conditions inherent to manifestations of sexism are linked to teaching action, and the effects produced on subjects are beyond the teacher’s control and can cause, for example, embarrassment. In this way, the article contributes to the debate on the denaturalization of gender issues in the presence of humor as a pedagogical strategy in Science classes.
Subject: Sexismo
Biologia
Ciência
Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u355377
URI: http://hdl.handle.net/1843/76720
Issue Date: 29-Apr-2024
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/48965
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Art_2A1.pdfartigo publicado695.52 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons