Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76725
Type: Dissertação
Title: Coordenação Pedagógica Geral em Belo Horizonte: das demandas de criação às concepções
Authors: Wanessa Santos da Penha
First Advisor: Nair Aparecida Rodrigues Pires
Abstract: No contexto atual, em que as demandas sociais delegam às instituições escolares cada vez mais responsabilidades, a coordenação pedagógica demarca a sua atuação como uma espécie de elo essencial entre os vários grupos que compõem as comunidades escolares. No caso de Belo Horizonte, a proposta da política educacional tem como um dos seus marcos o ano de 1995, com a implementação da Escola Plural. Deste programa, que tem como um dos seus pontos centrais a proposta de uma intervenção radical na lógica organizacional escolar, emerge o(a) professor(a) coordenador pedagógico. À época, a possibilidade de qualquer docente concursado para o cargo de Professor(a) Municipal desempenhar a função de coordenador(a) pedagógico(a), independentemente de sua formação inicial, representa, na rede de ensino municipal, o rompimento da lógica que segmenta o planejamento e a execução do trabalho docente. O novo papel a ser desempenhado pelos docentes, naturalmente, representa um alargamento em suas atribuições, o que interfere em sua profissionalidade. Após 23 anos, outra grande reestruturação da organização do trabalho escolar, cria na rede municipal a função de Coordenador(a) Pedagógico(a) Geral e, consequentemente, provoca novas (re)configurações do trabalho na coordenação. Sendo assim, esta pesquisa investiga como o(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) Geral vem construindo o seu espaço de atuação dentro das escolas. De maneira mais específica, é proposto identificar quais demandas levam à criação da função; analisá-la pela perspectiva da legislação e verificar as concepções que os(as) Coordenadores(as) Pedagógicos Gerais vem laborando a respeito do próprio papel. Para isso, sob uma a abordagem qualitativa, faz-se o uso das seguintes ferramentas para a coleta de dados: análise de documentos oficiais de âmbito municipal, estadual e federal; entrevista semiestruturada com representante da Secretaria Municipal de Educação; aplicação de questionários e discussão - sob formato de grupo focal on-line - com nove professores(as) da rede municipal de Belo Horizonte que exercem a função de Coordenador(a) Pedagógico(a) Geral. O referencial analítico aporta-se nos estudos de Placco; Almeida; Souza (2011, 2017), Freire (1983, 2001), Libâneo (2008), Sacristán (2014), Pires; Gauthier (2014) e Pires (2015). Como principais achados está a relação entre criação da função de Coordenador(a) Pedagógico(a) Geral e a necessidade de um atendimento cada vez mais integrado pedagogicamente entre os turnos de atendimento nas escolas municipais de Belo Horizonte. As concepções que os(as) coordenadores(as) constroem sobre os próprios afazeres indicam que há o claro entendimento de que a política educacional do município visa a garantia dos direitos de aprendizagem dos estudantes. E, embora, busquem ativamente atuar em prol deste objetivo, ao analisar suas atribuições, os(as) coordenadores(as) apontam dificultadores para desenvolver efetivamente todas as frentes de trabalho pelas quais são responsáveis. Exemplos desses dificultadores são o excesso de atribuições, a dificuldade em gerir um número alto de pessoas, a composição dos quadros de profissionais com quantitativos insuficientes e a falta de tempo para o que consideram mais importante em sua função, a formação em serviço. Por estar vinculada a um programa de mestrado profissional, esta dissertação favoreceu a construção de um recurso educativo contendo inspirações práticas para a organização do trabalho dos(as) coordenadores(as).
Abstract: In the current context, in which social demands increasingly delegate responsibilities to school institutions, pedagogical coordination lays out its role as a kind of essential link among the assorted groups that make up school communities. With respect to Belo Horizonte, the educational policy proposal has, as one of its milestones, the year 1995 with the implementation of the "Escola Plural" (Plural School). From this program, which has as one of its central points the proposal for a radical intervention in the organizational logic of schools, emerges the figure of the pedagogical coordinator. At that time, the possibility for any tenured teacher in the Municipal position to perform the role of pedagogical coordinator, regardless of their initial training, represented a break in the logic that segmented the planning and execution of teaching work within the municipal education system. The new role to be played by teachers instinctively represents an expansion of their responsibilities, which interferes with their professionalism. Following a period of 23 years, another major restructuring of school work organization creates the position of General Pedagogical Coordinator in the municipal network, consequently provoking new (re)configurations of work in coordination. Thus, this research investigates how the General Pedagogical Coordinator is constructing their role within schools. More specifically, it aims to identify the demands that lead to the creation of the position, analyze it from the perspective of legislation, and examine the conceptions that General Pedagogical Coordinators are developing regarding their own role. For this purpose, a qualitative approach is employed, using the following tools for data collection: analysis of official documents at the municipal, state, and federal levels; semi-structured interviews with a representative of the Municipal Department of Education; application of questionnaires; and discussion, in the form of an online focus group, with nine teachers from the municipal network of Belo Horizonte who hold the position of General Pedagogical Coordinator. The analytical framework draws on the studies of Placco; Almeida; Souza (2011, 2017), Freire (1983, 2001), Libâneo (2008), Sacristán (2014), Pires; Gauthier (2014), and Pires (2015). Among the primary findings is the relationship between the creation of the General Pedagogical Coordinator position and the needs for increasingly integrated pedagogical assistance between the service shifts in municipal schools in Belo Horizonte. The conceptions that coordinators build about their own tasks indicate a clear understanding that the municipality's educational policy aims to guarantee students' learning rights. However, despite actively seeking to work towards this goal, coordinators point out difficulties in effectively developing all the areas of work for which they are responsible. Examples of these difficulties include an excess of tasks, difficulty in managing a high number of people, inadequate staffing levels, and a lack of time for what they consider most important in their role: in-service training. Being linked to a professional master's program, this dissertation facilitated the creation of an educational resource containing practical inspirations for the organization of the work of coordinators.
Subject: Educação
Planejamento educacional
Escolas - Gestão democrática
Escolas públicas - Organização e administração - Belo Horizonte (MG)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76725
Issue Date: 13-Dec-2023
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