Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76738
Type: Monografia (especialização)
Title: A construção de vozes e outros instrumentos musicais alternativos: sons, imagens, as tecnologias contemporâneas na promoção da inclusão social e na educação
Authors: Salin Ferreira de Sá
First Advisor: Diego Ted Rodrigues Bogea
First Referee: Luana Carla Martins Campos Akinruli
Abstract: As Artes Visuais permitem unir outras áreas do conhecimento, em especifico a música e seus elementos, tais como: parâmetros do som, intensidade, duração e altura e outros elementos. Dessa forma gerando novos trabalhos artísticos, possibilidades, ferramentas para o conhecimento e a educação. Novos diálogos entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento beneficiando e incluindo quando necessário. Nesse sentido, este trabalho propõe pesquisar possibilidades das conexões entre as artes visuais e a música, numa perspectiva da educação inclusiva, os recursos e ferramentas das tecnologias contemporâneas na promoção da inclusão social e na educação, analisando e pensando as possibilidades e recursos em sala de aula com os profissionais das artes visuais, música e educação. Para que esses conhecimentos e recursos possam ser fontes e ferramentas do conhecimento, precisamos entender e conhecer melhor da cultura na arte e educação formal, social e inclusiva. Pretendemos entender como profissionais das artes; os artistas visuais, os músicos, teóricos, pensadores e professores produziram no decorrer do tempo materiais em suas pesquisas, processos criativos e inquietações, através das relações estabelecidas entre as Artes Visuais e a Música. Para isso, partiremos da apresentação do pensamento de alguns autores e da própria experiência do autor no espaço educativo. Por fim, propomos que com o surgimento das novas tecnologias esse campo de estudo tem muito a se enriquecer.
Abstract: The Visual Arts allow uniting other areas of knowledge, specifically music and its elements, such as: sound parameters, intensity, duration and other elements. In this manner generating new artistic works, possibilities, tools for knowledge and education. New dialogues between professionals from different areas of knowledge benefiting and including when necessary. In this sense, this work aims searching possibilities of connections between visual arts and music in the perspective of inclusive education, the resources and tools from contemporary technology in promoting social inclusion and in education, analyzing and thinking about the possibilities and resources in classroom along the visual arts professionals, music and education. In such a way that these resources and this knowledge can be source and tools of knowledge, it is necessary to understand and get to know better from culture in art and formal, social and inclusive education. We intend to understand how arts professional; the visual artists, musicians, theorists, thinkers and teachers have produced in the course of time materials in their researches, creative process and restlessness through the stablished relation between Visual Arts and Music. Seeing that, we are going to start with the presentation of thoughts from some authors and the author’s own experience in educational space. Finally, we propose that: with the emergence of new technologies in the field of study has a lot to contribute.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Arte e música
Arte e tecnologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76738
Issue Date: 13-Jul-2023
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO SALIN CORRIGIDO.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.