Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76779
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rízzia Soares Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9627420383476218pt_BR
dc.contributor.referee1Valéria Ramos de Amorim Brandãopt_BR
dc.contributor.referee2Janaina Barros Silva Vianapt_BR
dc.contributor.referee3Rafael Pagatinipt_BR
dc.creatorMayara Smith Xavierpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3419068025952273pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-23T11:56:29Z-
dc.date.available2024-09-23T11:56:29Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76779-
dc.description.abstractThe aim of this research is to discuss the power of images in the creation of stereotypes and representation of black women in the field of visual arts. With the help of self-representation, black women artists from the past and contemporary artists create images that challenge the racist , patriarchal, and sexist narratives typically associated with black bodies. They demonstrate their subjectivity, sensitivity, beauty, and ancestry through images that break away from colonial memory and seek to rectify the erasure of the past. To accomplish this, I draw upon various works by black artists and intellectuals who speak from a decolonial perspective on how to rethink art spaces in academic and curatorial circles, fostering an attentive gaze towards the Other. I conduct an analysis of my own authorial production on the relationship as a black woman with self-portraiture, exploring the themes of identity and connection with subjectivities and ancestry. Additionally, the text incorporates the experiences of other black women artists with self-representation and the empowering nature of this act as resistance.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo discutir sobre o poder das imagens na criação de estereótipos e representação de mulheres negras, dentro do campo das artes visuais. Com ajuda da autorrepresentação, artistas negras do passado e contemporâneas, criam imagens que nadam contra o imaginário racista, patriarcal e sexista de narrativas esperadas para corpos negros demonstrando com suas diversas vivências suas subjetividades, sensibilidade, beleza e ancestralidade através de imagens que rompem com a memória colonial e buscam reparar o apagamento do passado. Para isso conto com apoio de diversas produções de artistas e intelectuais negras, que falam sob uma perspectiva decolonial como repensar espaços de arte em meio acadêmico e curatorial e tornar o olhar das pessoas atento ao Outro. Passo por uma análise da minha produção autoral sobre a relação enquanto mulher negra com o autorretrato e resgate de identidade e conexão com subjetividades e ancestralidade. Além do relato, o texto conta com a vivência de outras artistas negras com a auto representação e seu poder como arma de resistência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectAutorretratopt_BR
dc.subjectRepresentação de mulheres negraspt_BR
dc.subjectArte afro-brasileirapt_BR
dc.subjectFeminismo negropt_BR
dc.subject.otherNegros na artept_BR
dc.subject.otherAutorretratospt_BR
dc.subject.otherImagem corporalpt_BR
dc.subject.otherPercepção visualpt_BR
dc.subject.otherNegros - Identidade racialpt_BR
dc.subject.otherFeminismo e artept_BR
dc.subject.otherMulheres artistaspt_BR
dc.titleEu(s): corpo negro e o poder das imagens na autorrepresentação de mulheres negraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_MESTRADO - MAYARA SMITH - ok.pdf38.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.