Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/76794
Tipo: Dissertação
Título: Instagram e mapas conceituais como ferramentas pedagógicas para promover a aprendizagem significativa
Título(s) alternativo(s): Instagram and concept maps as pedagogical tools to promote meaningful learning
Autor(es): Pollyanna Souto Fonseca Viana
Primeiro Orientador: Janice Henriques da Silva Amaral
Primeiro Coorientador: Maria Aparecida Gomes
Primeiro membro da banca : Flávia Lage Pessoa da Costa
Segundo membro da banca: Luiz Gustavo Franco Silveira
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) direciona o ensino de Biologia enfatizando a importância do ensino por investigação (EI) e do protagonismo estudantil no processo de aprendizagem e reestruturação de seus saberes. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes no cotidiano de todos, podendo assim representar uma importante ferramenta para atrair o interesse do discente para novos conhecimentos. Dentre as TDCI mais utilizadas pelos estudantes do ensino médio estão as redes sociais, que desempenham papel relevante na educação, proporcionando uma plataforma interativa e colaborativa. Os Mapas Conceituais (MC) representam outra excelente ferramenta de aprendizagem para o EI, construindo conexões entre os conceitos elencados. Neste contexto, utilizamos as duas ferramentas para elaboração de atividades didáticas investigativas que estimulem a aprendizagem e argumentação crítica dos discentes. No estudo foi produzida e aplicada duas Sequências Didáticas Investigativas (SDI), elaboradas sob a perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e uso do Instagram sobre o tema Verminoses e Zoonoses no contexto da Educação em Saúde. Durante a aplicação foram avaliados o protagonismo discente bem como a alfabetização científica mediante situações relevantes para os estudantes e para a comunidade escolar. Participaram da pesquisa 79 alunos que responderam a um questionário semiestruturado utilizado para avaliar a concepção dos estudantes acerca das atividades aplicadas no contexto das SDI. Os estudantes identificaram os altos índices das doenças nas diferentes regiões brasileiras, levantando hipóteses para as altas prevalências relacionando à necessidade de cumprimento das leis vigentes para a melhoria do acesso ao saneamento básico, investimentos em educação ambiental, educação sanitária e em saúde pública. Ao final das SDI, os estudantes construíram hipóteses, empregaram instrumentos mediadores, compararam dados, confeccionaram vídeos, produziram cartilhas digitais e textos com grande poder de argumentação científica. As SDI proporcionaram interesse e o envolvimento dos alunos nos estudos das doenças e ampliaram os conhecimentos dos discentes acerca dos problemas relacionados às verminoses e às zoonoses. Os discentes demonstraram ter compreendido que a saúde única é de responsabilidade de todos e, portanto, podem contribuir para a melhoria da educação ambiental e sanitária da comunidade escolar disseminando informações através do Instagram. Ao final da aplicação das SDI, foi possível perceber que houve a compreensão dos discentes de que os temas abordados são parte de um problema de cunho sociopolítico e ambiental relevante que vai muito além da abordagem biológica contida nos livros didáticos. Portanto, há uma grande necessidade de reformular os livros de biologia e torná-los mais pertinentes ao cotidiano do aluno, principalmente no que se refere aos conteúdos relacionados às doenças que mais acometem a sociedade.
Abstract: The Base Nacional Comum Curricular (BNCC) guides the teaching of Biology and emphasizes the importance of teaching through investigation and student protagonism in the process of learning and restructuring their knowledge. Digital Information and Communication Technologies (DICT) are present in everyone's daily lives, thus representing an important tool to attract the student's interest. Among the DICTs most used by high school students is social media, which might play a relevant role in education, providing an interactive and collaborative platform. Concept Maps (CM) represent another excellent learning tool for inquiry teaching, building connections between the concepts listed. In this context, we used both tools to develop investigative didactic activities that stimulate students' learning and critical argumentation. In the study, two Investigative Didactic Sequences (IDS) were produced and applied, elaborated based on the Theory of Meaningful Learning (TML) and the use of Instagram on the theme of Worms and Zoonoses in the context of Health Education. Student protagonism and scientific literacy were evaluated through relevant situations for students and the school community during the application. A total of 79 students participated in the research and answered a semi-structured questionnaire used to assess their understanding of the activities applied in the context of the IDS. The students identified the high rates of diseases in different Brazilian regions, raising hypotheses for the high prevalence, related to the need to comply with current laws to improve access to basic sanitation, investments in environmental education, health education and public health. At the end of the IDS, they built hypotheses, used mediating instruments, compared data, made videos, and produced digital booklets and texts with great power of scientific argumentation. The IDS stimulated the interest and involvement of the students in the studies of diseases and expanded their knowledge about the problems related to worms and zoonoses. They demonstrated to have comprehended that health is everyone's responsibility and that they can therefore contribute to improving environmental and health education in the school community by disseminating information via Instagram. At the end of the IDS application, it was possible to see that the students understood that the topics covered are part of a relevant socio-political and environmental problem that goes far beyond the biological approach contained in textbooks. There is therefore a great need to reformulate biology textbooks and make them more relevant to students' everyday lives, especially concerning content related to the diseases that most affect society.
Assunto: Ensino - Biologia
Competência em Informação
Aprendizagem
Educaçação em Saúde
Tecnologia da Informação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76794
Data do documento: 8-Mar-2024
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