Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76847
Type: Dissertação
Title: A arte do delegado: Renato Augusto de Lima (1893-1978) e a presença do Impressionismo em Belo Horizonte
Other Titles: The art of the chief of police: Renato Augusto de Lima (1893-1978) and the presence of Impressionism in Belo Horizonte
Authors: Rodrigo Castilho Dias
First Advisor: Rita Lages Rodrigues
First Referee: Marília Andrés Ribeiro
Second Referee: Juliana Silveira Mafra
Abstract: Esta pesquisa engendra-se a partir da vida e obra de Renato Augusto de Lima (Ouro Preto, 1893 - Belo Horizonte, 1978), considerando sua produção pictórica como um fio condutor para se discutir a presença do Impressionismo em Belo Horizonte – ou seja, a adoção de procedimentos pictóricos identificados ao movimento francês do século XIX por parte de alguns artistas locais associados ao período acadêmico da história da arte regional. Pintor autodidata e delegado do segundo distrito de Belo Horizonte (1931-1957), o filho do político e escritor Antônio Augusto de Lima (1859-1934) e pai do também artista Celso Renato de Lima (1912-1992) construiu uma bem-sucedida carreira artística entre as décadas de 1930 e 1970 na capital mineira, tendo participado de inúmeras mostras coletivas e realizado outras tantas individuais. Optou-se, no âmbito deste trabalho, por uma escala reduzida de observação considerando a perspectiva da micro-história: centrando-se no individual e do específico, construiu-se a biografia do artista, mas com enfoque nos produtos resultantes de suas ações, suas pinturas. Disto, decorreu três operações concomitantes ao delineamento de sua trajetória: a análise de alguns quadros de sua autoria, circunscritos entre os anos de 1930 e 1976, na qual procurou-se evidenciar algumas das soluções formais efetuadas e os temas por eles abarcados; a identificação de como seus trabalhos foram recebidos no decorrer de seu percurso; e a aproximação de sua obra com a dos pintores Aníbal Mattos (1886-1969) e Genesco Murta (1885-1967) –, compreendendo a necessidade de ampliar o campo de discussão ao abarcar nomes geralmente identificados ao mesmo período histórico da produção artística regional. Deste movimento de colocar em paralelo a obra dos três artistas, evidenciou-se semelhanças entre suas práticas pictóricas concernentes aos temas abarcados e determinadas técnicas empregadas, além da maneira como seus quadros foram recebidos nos contextos de suas atuações. Tal fato, por sua vez, serviu de estímulo para deslocar a discussão em torno da relação entre o Impressionismo e o Brasil, outrora concentrada no Rio de Janeiro e no ensino artístico oficial do final do século XIX e início do século XX, para Belo Horizonte.
Abstract: This research structures itself around the life and work of Renato Augusto de Lima (Ouro Preto, 1893 - Belo Horizonte, 1978), considering his pictorial production as a guiding thread to discuss the presence of Impressionism in Belo Horizonte – that is, the adoption of pictorial procedures identified with the French movement of the 19th century by some local artists associated with the academic period in the regional history of art. Self-taught painter and chief of police of the second district of Belo Horizonte (1931-1957), the son of the politician and writer Antônio Augusto de Lima (1859-1934) and father of the artist Celso Renato de Lima (1912-1992) built a successful artistic career between the 1930s and 1970s in the capital of Minas Gerais, having participated in numerous group exhibitions and held many individual ones. Within the scope of this work, we opted for a reduced scale of observation considering the perspective of microhistory: concentrating on the individual and the specific, we constructed the artist's biography, but with a focus on the products that resulted from his actions, his paintings. Thus, three operations took place concomitantly with the outlining of his artistic trajectory: the analysis of some paintings made by him, limited between the years 1930 and 1976, in which an attempt was made to highlight some of the formal solutions and the themes they covered; the identification of how his work was received along his career; and the approximation of his work to that of the painters Aníbal Mattos (1886-1969) and Genesco Murta (1885-1967) – understanding the need to expand the field of discussion by encompassing names generally identified with the same historical period of the regional artistic production. This movement of placing in parallel the work of the three artists revealed similarities between their pictorial practices regarding the themes covered and certain techniques used, in addition to the way in which their paintings were received in the contexts of their works. This fact served as a stimulus to shift the discussion around the relationship between Impressionism and Brazil, once concentrated in Rio de Janeiro and in the official academic teaching at the end of the 19th century and beginning of the 20th century, to Belo Horizonte.
Subject: Lima, Renato Augusto de, 1893-1978
Impressionismo (Arte)
Arte - Belo Horizonte - História
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76847
Issue Date: 23-Aug-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Arte do Delegado_Rodrigo Castilho.pdf63.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.